Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO ONLINE EM SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO REMOTO, CONTEXTO PANDÊMICO Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75682
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO ONLINE EM SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE RELATO TEM POR INTENÇÃO APRESENTAR AS ATIVIDADES REALIZADAS QUANTO A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, PRODUZIDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. A PRIMEIRA ETAPA OU ETAPA DE PREPARAÇÃO, CONSTITUIU-SE NA ANÁLISE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE AUTORES COMO SCALABRIN E MOLINARI (2013), GIROUX (1997) E BNCC (2017), A FIM DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A SER DESENVOLVIDA. A SEGUNDA ETAPA FOI A PREPARAÇÃO DAS AULAS DE INTERVENÇÃO PARA UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A AULA DE INTERVENÇÃO FOI MINISTRADAS DE MANEIRA REMOTA, TENDO EM VISTA AS ALTERAÇÕES DEVIDO A CONJUNTURA PANDÊMICA, MAS QUE NÃO DIRIMIRAM SUA IMPORTÂNCIA EM TERMOS DE APRENDIZADO. O OBJETIVO GERAL DA AULA ERA COMPREENDER E APRESENTAR UMA BREVE INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS, SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ERAM DISCUTIR TEMAS E CONCEITOS SOCIOLÓGICOS QUE AFETAM SUAS VIDAS; PERCEBER A MANEIRA QUE A SOCIOLOGIA PODE COLOCAR EM DISCUSSÃO NOSSAS CERTEZAS SOBRE O MUNDO; DESTACAR OS POSSÍVEIS DOMÍNIOS DA ATUAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. SOBRE O ENCAMINHAMENTO DA AULA E SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ESTES FORAM SEPARADOS EM TRÊS (03) MOMENTOS, NO PRIMEIRO OU DISPARADO, APÓS UMA CONVERSA COM ELEMENTOS TEÓRICOS JUNTAMENTE COMO OS ALUNOS DE MANEIRA EXPOSITIVA, E COM BASE FUNDAMENTADA TEORICAMENTE NA OBRA DE CARLOS BENEDITO MARTINS, BUSCOU-SE DEMONSTRAR A ELES QUE [...] “A SOCIOLOGIA, DESDE SEU INÍCIO, SEMPRE FOI ALGO MAIS DO QUE UMA MERA TENTATIVA DE REFLEXÃO SOBRE A SOCIEDADE MODERNA. SUAS EXPLICAÇÕES SEMPRE CONTIVERAM INTENÇÕES PRÁTICAS” [...] (MARTINS, 1994, P.08). EM TEMPOS DE PANDEMIA PROPORCIONADA PELO COVID-19, EM QUE A MANEIRA DE NOS RELACIONAMOS, TRABALHAMOS OU ESTUDAMOS SÃO ALTERADAS, SERVEM PARA LEVANTAR AINDA MAIS QUESTÕES SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, EM ESPECIAL NA MANEIRA EM QUE SE DÃO ESTES PROCESSOS, QUAL A REPRESENTATIVIDADE DESTA INSTITUIÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS? COMO SE DEVEM TRANSCORRER AS AÇÕES METODOLÓGICAS TANTO DENTRO QUANTO FORA DAS SALAS E AULA? QUAL O PAPEL DOS DOCENTES NESTES PROCESSOS? A NARRATIVA DAS ATIVIDADES É IMPORTANTE PARA DEMONSTRAR QUE MESMO DE FORMA REMOTA, OS ESTÁGIOS MANTÊM SUA IMPORTÂNCIA PRIMEIRA NA PREPARAÇÃO DE FUTUROS LICENCIADOS, POSTO QUE, AS FORMAS METODOLÓGICAS DE SE INTERPRETAR E MEDIAR A EDUCAÇÃO, EM ESPECIAL AS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO SÃO IMPACTADAS COM AS MUDANÇAS, INCLUSIVE DO CONTEXTO PANDÊMICO BUSCANDO ACOMPANHAR AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS.  DECORRENDO DE UM ATRIBUTO BASILAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, EM OFERECER ESTE DINAMISMO DIALÉTICO, TANTO POR PARTE DE SEUS DOCENTES NA MANEIRA DE EXPOR CONTEÚDOS, QUANTO NO COMPREENDER TODOS OS FATORES SOCIOCULTURAIS E ECONÔMICOS INERENTES A PROFISSÃO DE LICENCIADO. OUTROSSIM, O ESTÁGIO PERMITE UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO COM AS SALAS DE AULA, PROPORCIONANDO POR VEZES A DESMISTIFICAÇÃO DE CONCEITOS QUE GERALMENTE SE SOLIDIFICAM NO FAZER EDUCACIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO REMOTO, CONTEXTO PANDÊMICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID238_31032021224421.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRO FERNANDES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO"
    "autor_email" => "winterbox@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75682
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 222
    "inscrito_id" => 238
    "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO ONLINE EM SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "ESTE RELATO TEM POR INTENÇÃO APRESENTAR AS ATIVIDADES REALIZADAS QUANTO A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, PRODUZIDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. A PRIMEIRA ETAPA OU ETAPA DE PREPARAÇÃO, CONSTITUIU-SE NA ANÁLISE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE AUTORES COMO SCALABRIN E MOLINARI (2013), GIROUX (1997) E BNCC (2017), A FIM DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A SER DESENVOLVIDA. A SEGUNDA ETAPA FOI A PREPARAÇÃO DAS AULAS DE INTERVENÇÃO PARA UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A AULA DE INTERVENÇÃO FOI MINISTRADAS DE MANEIRA REMOTA, TENDO EM VISTA AS ALTERAÇÕES DEVIDO A CONJUNTURA PANDÊMICA, MAS QUE NÃO DIRIMIRAM SUA IMPORTÂNCIA EM TERMOS DE APRENDIZADO. O OBJETIVO GERAL DA AULA ERA COMPREENDER E APRESENTAR UMA BREVE INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS, SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ERAM DISCUTIR TEMAS E CONCEITOS SOCIOLÓGICOS QUE AFETAM SUAS VIDAS; PERCEBER A MANEIRA QUE A SOCIOLOGIA PODE COLOCAR EM DISCUSSÃO NOSSAS CERTEZAS SOBRE O MUNDO; DESTACAR OS POSSÍVEIS DOMÍNIOS DA ATUAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. SOBRE O ENCAMINHAMENTO DA AULA E SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ESTES FORAM SEPARADOS EM TRÊS (03) MOMENTOS, NO PRIMEIRO OU DISPARADO, APÓS UMA CONVERSA COM ELEMENTOS TEÓRICOS JUNTAMENTE COMO OS ALUNOS DE MANEIRA EXPOSITIVA, E COM BASE FUNDAMENTADA TEORICAMENTE NA OBRA DE CARLOS BENEDITO MARTINS, BUSCOU-SE DEMONSTRAR A ELES QUE [...] “A SOCIOLOGIA, DESDE SEU INÍCIO, SEMPRE FOI ALGO MAIS DO QUE UMA MERA TENTATIVA DE REFLEXÃO SOBRE A SOCIEDADE MODERNA. SUAS EXPLICAÇÕES SEMPRE CONTIVERAM INTENÇÕES PRÁTICAS” [...] (MARTINS, 1994, P.08). EM TEMPOS DE PANDEMIA PROPORCIONADA PELO COVID-19, EM QUE A MANEIRA DE NOS RELACIONAMOS, TRABALHAMOS OU ESTUDAMOS SÃO ALTERADAS, SERVEM PARA LEVANTAR AINDA MAIS QUESTÕES SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, EM ESPECIAL NA MANEIRA EM QUE SE DÃO ESTES PROCESSOS, QUAL A REPRESENTATIVIDADE DESTA INSTITUIÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS? COMO SE DEVEM TRANSCORRER AS AÇÕES METODOLÓGICAS TANTO DENTRO QUANTO FORA DAS SALAS E AULA? QUAL O PAPEL DOS DOCENTES NESTES PROCESSOS? A NARRATIVA DAS ATIVIDADES É IMPORTANTE PARA DEMONSTRAR QUE MESMO DE FORMA REMOTA, OS ESTÁGIOS MANTÊM SUA IMPORTÂNCIA PRIMEIRA NA PREPARAÇÃO DE FUTUROS LICENCIADOS, POSTO QUE, AS FORMAS METODOLÓGICAS DE SE INTERPRETAR E MEDIAR A EDUCAÇÃO, EM ESPECIAL AS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO SÃO IMPACTADAS COM AS MUDANÇAS, INCLUSIVE DO CONTEXTO PANDÊMICO BUSCANDO ACOMPANHAR AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS.  DECORRENDO DE UM ATRIBUTO BASILAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, EM OFERECER ESTE DINAMISMO DIALÉTICO, TANTO POR PARTE DE SEUS DOCENTES NA MANEIRA DE EXPOR CONTEÚDOS, QUANTO NO COMPREENDER TODOS OS FATORES SOCIOCULTURAIS E ECONÔMICOS INERENTES A PROFISSÃO DE LICENCIADO. OUTROSSIM, O ESTÁGIO PERMITE UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO COM AS SALAS DE AULA, PROPORCIONANDO POR VEZES A DESMISTIFICAÇÃO DE CONCEITOS QUE GERALMENTE SE SOLIDIFICAM NO FAZER EDUCACIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, ENSINO REMOTO, CONTEXTO PANDÊMICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID238_31032021224421.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRO FERNANDES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRO"
    "autor_email" => "winterbox@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE RELATO TEM POR INTENÇÃO APRESENTAR AS ATIVIDADES REALIZADAS QUANTO A DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II, PRODUZIDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2020. A PRIMEIRA ETAPA OU ETAPA DE PREPARAÇÃO, CONSTITUIU-SE NA ANÁLISE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DE AUTORES COMO SCALABRIN E MOLINARI (2013), GIROUX (1997) E BNCC (2017), A FIM DE REFLETIR SOBRE A PRÁTICA A SER DESENVOLVIDA. A SEGUNDA ETAPA FOI A PREPARAÇÃO DAS AULAS DE INTERVENÇÃO PARA UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. A AULA DE INTERVENÇÃO FOI MINISTRADAS DE MANEIRA REMOTA, TENDO EM VISTA AS ALTERAÇÕES DEVIDO A CONJUNTURA PANDÊMICA, MAS QUE NÃO DIRIMIRAM SUA IMPORTÂNCIA EM TERMOS DE APRENDIZADO. O OBJETIVO GERAL DA AULA ERA COMPREENDER E APRESENTAR UMA BREVE INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS, SEUS OBJETIVOS ESPECÍFICOS ERAM DISCUTIR TEMAS E CONCEITOS SOCIOLÓGICOS QUE AFETAM SUAS VIDAS; PERCEBER A MANEIRA QUE A SOCIOLOGIA PODE COLOCAR EM DISCUSSÃO NOSSAS CERTEZAS SOBRE O MUNDO; DESTACAR OS POSSÍVEIS DOMÍNIOS DA ATUAÇÃO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. SOBRE O ENCAMINHAMENTO DA AULA E SEUS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ESTES FORAM SEPARADOS EM TRÊS (03) MOMENTOS, NO PRIMEIRO OU DISPARADO, APÓS UMA CONVERSA COM ELEMENTOS TEÓRICOS JUNTAMENTE COMO OS ALUNOS DE MANEIRA EXPOSITIVA, E COM BASE FUNDAMENTADA TEORICAMENTE NA OBRA DE CARLOS BENEDITO MARTINS, BUSCOU-SE DEMONSTRAR A ELES QUE [...] “A SOCIOLOGIA, DESDE SEU INÍCIO, SEMPRE FOI ALGO MAIS DO QUE UMA MERA TENTATIVA DE REFLEXÃO SOBRE A SOCIEDADE MODERNA. SUAS EXPLICAÇÕES SEMPRE CONTIVERAM INTENÇÕES PRÁTICAS” [...] (MARTINS, 1994, P.08). EM TEMPOS DE PANDEMIA PROPORCIONADA PELO COVID-19, EM QUE A MANEIRA DE NOS RELACIONAMOS, TRABALHAMOS OU ESTUDAMOS SÃO ALTERADAS, SERVEM PARA LEVANTAR AINDA MAIS QUESTÕES SOBRE AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, EM ESPECIAL NA MANEIRA EM QUE SE DÃO ESTES PROCESSOS, QUAL A REPRESENTATIVIDADE DESTA INSTITUIÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS? COMO SE DEVEM TRANSCORRER AS AÇÕES METODOLÓGICAS TANTO DENTRO QUANTO FORA DAS SALAS E AULA? QUAL O PAPEL DOS DOCENTES NESTES PROCESSOS? A NARRATIVA DAS ATIVIDADES É IMPORTANTE PARA DEMONSTRAR QUE MESMO DE FORMA REMOTA, OS ESTÁGIOS MANTÊM SUA IMPORTÂNCIA PRIMEIRA NA PREPARAÇÃO DE FUTUROS LICENCIADOS, POSTO QUE, AS FORMAS METODOLÓGICAS DE SE INTERPRETAR E MEDIAR A EDUCAÇÃO, EM ESPECIAL AS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO SÃO IMPACTADAS COM AS MUDANÇAS, INCLUSIVE DO CONTEXTO PANDÊMICO BUSCANDO ACOMPANHAR AS NOVAS DEMANDAS EDUCACIONAIS. DECORRENDO DE UM ATRIBUTO BASILAR DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, EM OFERECER ESTE DINAMISMO DIALÉTICO, TANTO POR PARTE DE SEUS DOCENTES NA MANEIRA DE EXPOR CONTEÚDOS, QUANTO NO COMPREENDER TODOS OS FATORES SOCIOCULTURAIS E ECONÔMICOS INERENTES A PROFISSÃO DE LICENCIADO. OUTROSSIM, O ESTÁGIO PERMITE UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO COM AS SALAS DE AULA, PROPORCIONANDO POR VEZES A DESMISTIFICAÇÃO DE CONCEITOS QUE GERALMENTE SE SOLIDIFICAM NO FAZER EDUCACIONAL DOS FUTUROS PROFESSORES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.