O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) APRESENTA, PELO MENOS, DOIS OBJETIVOS: AVALIAR O
APRENDIZADO ACUMULADO PELOS ESTUDANTES DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA E PERMITIR O ACESSO DELES AO
ENSINO SUPERIOR. APÓS A SUA REFORMULAÇÃO EM 2009, QUANDO ESTE SEGUNDO OBJETIVO SE TORNOU MAIS
PROEMINENTE, AS QUESTÕES DO EXAME PASSARAM A SER CLASSIFICADAS POR ÁREAS DE CONHECIMENTO. A
PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS, DESDE ENTÃO, REUNIU OS COMPONENTES CURRICULARES
DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, ARTICULANDO SEIS COMPETÊNCIAS E TRINTA HABILIDADES
DE UMA MESMA MATRIZ DE REFERÊNCIA. AO LONGO DESSE PERÍODO, ALGUNS PESQUISADORES, CADA QUAL
ELEGENDO UM RECORTE TEMPORAL DISTINTO, ANALISARAM A PRESENÇA DA SOCIOLOGIA E AS FORMAS COMO
SEUS CONHECIMENTOS FORAM COBRADOS DE 2009 A 2018. AS PROVAS DE 2019 E 2020 DE TODAS AS ÁREAS
DE CONHECIMENTO DO ENEM, REALIZADAS NO GOVERNO BOLSONARO, APRESENTARAM A ESPECIFICIDADE DE
TEREM SIDO COMPOSTAS APÓS A INSPEÇÃO AO BANCO DE ITENS POR UMA COMISSÃO CRIADA PELO GOVERNO
FEDERAL, QUE, NA PRÁTICA, APROVOU E REPROVOU QUESTÕES POR MOTIVOS IDEOLÓGICOS. CONTRIBUINDO PARA
ESSE ESFORÇO DE PESQUISA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É EXAMINAR AS PROVAS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO
ENEM DE 2019 E 2020, DE FORMA A OBSERVAR POSSÍVEIS MUDANÇAS EM RELAÇÃO SOBRETUDO À PRESENÇA
DA SOCIOLOGIA. A ANÁLISE DOS PARECERES DA COMISSÃO E DAS PROVAS INDICA QUE, SOB A JUSTIFICATIVA DE
“DIRECIONAMENTO DO PENSAMENTO”, HOUVE CENSURA A DETERMINADAS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS.