O PRESENTE TRABALHO EXPLORA O PERFIL ACADÊMICO DOS AUTORES DAS OBRAS PROJETOS INTEGRADORES E PROJETO DE VIDA, AMBAS INSCRITAS COMO OBJETO 1 NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DIDÁTICO (PNLD) 2021. A PESQUISA, DE FINALIDADE EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA SE DEU À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. AO LONGO DO TEXTO, APRESENTA-SE O PERFIL ACADÊMICO DA AUTORIA DAS 64 OBRAS DE PROJETOS INTEGRADORES E DAS 24 OBRAS DE PROJETO DE VIDA. TAMBÉM SÃO APRESENTADOS DADOS ALUSIVOS ÀS EDITORAS ENVOLVIDAS E À REAÇÃO CRÍTICA DE DOCENTES E INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS CONTRÁRIOS AO NOVO FORMATO DO PNLD. COMO RESULTADO, EVIDENCIA-SE A SINTONIA DO PNLD COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E AS DIRETRIZES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ESPECIALMENTE NO TOCANTE AO DESPREZO PELA NECESSIDADE DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA LIDAR COM A FORMAÇÃO ESCOLAR DA JUVENTUDE BRASILEIRA E NA CORRESPONDENTE REDUÇÃO DA DIMENSÃO FORMATIVA AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. POR FIM, CONCLUI-SE QUE, EMBORA AS OBRAS EM TELA SEJAM APRESENTADAS COMO MATERIAL COMPLEMENTAR E PREPARATÓRIO PARA A TRANSIÇÃO DO CONFUSO NOVO ENSINO MÉDIO, SUA FORMATAÇÃO DÁ INDÍCIOS DE UM ESVAZIAMENTO DA FORMAÇÃO ESPECÍFICA DESDE A AUTORIA DOS LIVROS DIDÁTICOS, O QUE COLOCA SOB SUSPEIÇÃO A QUALIDADE E O DIRECIONAMENTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM CURSO.