Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ

Palavra-chaves: PROTAGONISMO, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO REMOTO, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75755
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 56
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "MUITO SE TEM FALADO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO QUE TANGE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. ESTAS METODOLOGIAS PROPÕEM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, DE FORMA QUE POSSAM APRENDER SEGUNDO SUAS POTENCIALIDADES, CONFIGURANDO-SE POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS, QUE SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO POR COMPLETO. A REFERIDA PESQUISA, TEM COMO TEMA- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO PARA ESTE TEMA SURGIU COM A REALIZAÇÃO DAS AULAS NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ, EM QUE FOI CONSTATADA A FORMA PASSIVA COM QUE OS ALUNOS “ASSISTIAM” AULA. NAS TEORIAS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO, ENCONTRAMOS DIVERSAS REFERÊNCIAS AO ENSINO QUE DEFENDEM A AUTONOMIA, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E A CRITICIDADE DOS INDIVÍDUOS. TODAVIA, COMO REGRA GERAL, O QUE ENCONTRAMOS NA PRÁTICA DE SALA DE AULA SÃO METODOLOGIAS DE ENSINO ALIENANTES E CONFORMADORAS, INCAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E O SENSO CRÍTICO DO ALUNO E QUE REFORÇAM E JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE UM LEQUE DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITE INTERAÇÃO E PROTAGONISMO DO DISCENTE NAS AULAS. NAS ANÁLISES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, FORAM NOTÓRIAS AS INÚMERAS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE SE ENTRELAÇAVAM E POSSIBILITAVA O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS. JUSTIFICADA PELA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA AULA, TORNANDO OS DEBATES SOCIOLÓGICOS POSITIVAMENTE POSSÍVEIS. ESTE ESTUDO, ENTÃO, SE PROPÔS A COMPREENDER O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE FORMA SÍNCRONA. A PESQUISA-AÇÃO FOI REALIZADA NA EEMTI JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO, MUNICÍPIO DE CARIDADE, INTERIOR DO CEARÁ. TODO O CORPO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI REALIZADO COM ENFOQUES QUANTITATIVOS- NO QUE TANGE COMPARAÇÃO DE DADOS- SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES- ANTES E DEPOIS DO USO DAS METODOLOGIAS NA DISCIPLINA- E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUE SE REFERE A ANALISE DAS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS REMOTAS. O ESTUDO INDICOU QUE, COM O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS, OS EDUCANDOS PASSARAM A TER UMA EDUCAÇÃO REMOTA DE MELHOR QUALIDADE, DA QUAL FORAM PARTICIPANTES ATIVOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZADO A CADA METODOLOGIA QUE OS POSSIBILITAVA INTERAGIR. ESTE PROCESSO CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, E POSSIBILITOU QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS COMO UMA EXTENSÃO DA SALA DE AULA, TORNANDO-SE AGENTES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A PESQUISA FOI EMBASADA Á LUZ DE AUTORES, BEM COMO FREIRE(2016), WRIGHT MILLS(1969) E OLIVEIRA(2016).DESTA FORMA, COM O USO DESSAS METODOLOGIAS E COM LAÇOS AFETIVOS CONSTRUÍDOS POSITIVAMENTE E RELACIONADOS À PROMOÇÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO ALUNO, FOI POSSÍVEL CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "PROTAGONISMO, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID56_08042021191335.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO JEFERSON LIMA MAGALHÃES "
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON MAGALHÃES "
    "autor_email" => "jerfeson1000@prof.ce.gov."
    "autor_ies" => "UFC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75755
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 349
    "inscrito_id" => 56
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "MUITO SE TEM FALADO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO QUE TANGE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. ESTAS METODOLOGIAS PROPÕEM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, DE FORMA QUE POSSAM APRENDER SEGUNDO SUAS POTENCIALIDADES, CONFIGURANDO-SE POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS, QUE SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO POR COMPLETO. A REFERIDA PESQUISA, TEM COMO TEMA- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO PARA ESTE TEMA SURGIU COM A REALIZAÇÃO DAS AULAS NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ, EM QUE FOI CONSTATADA A FORMA PASSIVA COM QUE OS ALUNOS “ASSISTIAM” AULA. NAS TEORIAS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO, ENCONTRAMOS DIVERSAS REFERÊNCIAS AO ENSINO QUE DEFENDEM A AUTONOMIA, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E A CRITICIDADE DOS INDIVÍDUOS. TODAVIA, COMO REGRA GERAL, O QUE ENCONTRAMOS NA PRÁTICA DE SALA DE AULA SÃO METODOLOGIAS DE ENSINO ALIENANTES E CONFORMADORAS, INCAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E O SENSO CRÍTICO DO ALUNO E QUE REFORÇAM E JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE UM LEQUE DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITE INTERAÇÃO E PROTAGONISMO DO DISCENTE NAS AULAS. NAS ANÁLISES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, FORAM NOTÓRIAS AS INÚMERAS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE SE ENTRELAÇAVAM E POSSIBILITAVA O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS. JUSTIFICADA PELA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA AULA, TORNANDO OS DEBATES SOCIOLÓGICOS POSITIVAMENTE POSSÍVEIS. ESTE ESTUDO, ENTÃO, SE PROPÔS A COMPREENDER O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE FORMA SÍNCRONA. A PESQUISA-AÇÃO FOI REALIZADA NA EEMTI JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO, MUNICÍPIO DE CARIDADE, INTERIOR DO CEARÁ. TODO O CORPO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI REALIZADO COM ENFOQUES QUANTITATIVOS- NO QUE TANGE COMPARAÇÃO DE DADOS- SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES- ANTES E DEPOIS DO USO DAS METODOLOGIAS NA DISCIPLINA- E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUE SE REFERE A ANALISE DAS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS REMOTAS. O ESTUDO INDICOU QUE, COM O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS, OS EDUCANDOS PASSARAM A TER UMA EDUCAÇÃO REMOTA DE MELHOR QUALIDADE, DA QUAL FORAM PARTICIPANTES ATIVOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZADO A CADA METODOLOGIA QUE OS POSSIBILITAVA INTERAGIR. ESTE PROCESSO CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, E POSSIBILITOU QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS COMO UMA EXTENSÃO DA SALA DE AULA, TORNANDO-SE AGENTES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A PESQUISA FOI EMBASADA Á LUZ DE AUTORES, BEM COMO FREIRE(2016), WRIGHT MILLS(1969) E OLIVEIRA(2016).DESTA FORMA, COM O USO DESSAS METODOLOGIAS E COM LAÇOS AFETIVOS CONSTRUÍDOS POSITIVAMENTE E RELACIONADOS À PROMOÇÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO ALUNO, FOI POSSÍVEL CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "PROTAGONISMO, METODOLOGIA ATIVA, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID56_08042021191335.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO JEFERSON LIMA MAGALHÃES "
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON MAGALHÃES "
    "autor_email" => "jerfeson1000@prof.ce.gov."
    "autor_ies" => "UFC- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

MUITO SE TEM FALADO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO QUE TANGE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. ESTAS METODOLOGIAS PROPÕEM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, DE FORMA QUE POSSAM APRENDER SEGUNDO SUAS POTENCIALIDADES, CONFIGURANDO-SE POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS, QUE SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO POR COMPLETO. A REFERIDA PESQUISA, TEM COMO TEMA- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO PARA ESTE TEMA SURGIU COM A REALIZAÇÃO DAS AULAS NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ, EM QUE FOI CONSTATADA A FORMA PASSIVA COM QUE OS ALUNOS “ASSISTIAM” AULA. NAS TEORIAS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO, ENCONTRAMOS DIVERSAS REFERÊNCIAS AO ENSINO QUE DEFENDEM A AUTONOMIA, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E A CRITICIDADE DOS INDIVÍDUOS. TODAVIA, COMO REGRA GERAL, O QUE ENCONTRAMOS NA PRÁTICA DE SALA DE AULA SÃO METODOLOGIAS DE ENSINO ALIENANTES E CONFORMADORAS, INCAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E O SENSO CRÍTICO DO ALUNO E QUE REFORÇAM E JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE UM LEQUE DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITE INTERAÇÃO E PROTAGONISMO DO DISCENTE NAS AULAS. NAS ANÁLISES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, FORAM NOTÓRIAS AS INÚMERAS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE SE ENTRELAÇAVAM E POSSIBILITAVA O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS. JUSTIFICADA PELA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA AULA, TORNANDO OS DEBATES SOCIOLÓGICOS POSITIVAMENTE POSSÍVEIS. ESTE ESTUDO, ENTÃO, SE PROPÔS A COMPREENDER O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE FORMA SÍNCRONA. A PESQUISA-AÇÃO FOI REALIZADA NA EEMTI JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO, MUNICÍPIO DE CARIDADE, INTERIOR DO CEARÁ. TODO O CORPO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI REALIZADO COM ENFOQUES QUANTITATIVOS- NO QUE TANGE COMPARAÇÃO DE DADOS- SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES- ANTES E DEPOIS DO USO DAS METODOLOGIAS NA DISCIPLINA- E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUE SE REFERE A ANALISE DAS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS REMOTAS. O ESTUDO INDICOU QUE, COM O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS, OS EDUCANDOS PASSARAM A TER UMA EDUCAÇÃO REMOTA DE MELHOR QUALIDADE, DA QUAL FORAM PARTICIPANTES ATIVOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZADO A CADA METODOLOGIA QUE OS POSSIBILITAVA INTERAGIR. ESTE PROCESSO CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, E POSSIBILITOU QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS COMO UMA EXTENSÃO DA SALA DE AULA, TORNANDO-SE AGENTES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A PESQUISA FOI EMBASADA Á LUZ DE AUTORES, BEM COMO FREIRE(2016), WRIGHT MILLS(1969) E OLIVEIRA(2016).DESTA FORMA, COM O USO DESSAS METODOLOGIAS E COM LAÇOS AFETIVOS CONSTRUÍDOS POSITIVAMENTE E RELACIONADOS À PROMOÇÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO ALUNO, FOI POSSÍVEL CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.