MUITO SE TEM FALADO SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO QUE TANGE O ENSINO DE SOCIOLOGIA. ESTAS METODOLOGIAS PROPÕEM A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, DE FORMA QUE POSSAM APRENDER SEGUNDO SUAS POTENCIALIDADES, CONFIGURANDO-SE POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS, QUE SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ALUNO POR COMPLETO. A REFERIDA PESQUISA, TEM COMO TEMA- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NO ENSINO REMOTO DE UMA ESCOLA DO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ. A INSPIRAÇÃO PARA ESTE TEMA SURGIU COM A REALIZAÇÃO DAS AULAS NESTE PERÍODO DE PANDEMIA, EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ, EM QUE FOI CONSTATADA A FORMA PASSIVA COM QUE OS ALUNOS “ASSISTIAM” AULA. NAS TEORIAS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO, ENCONTRAMOS DIVERSAS REFERÊNCIAS AO ENSINO QUE DEFENDEM A AUTONOMIA, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E A CRITICIDADE DOS INDIVÍDUOS. TODAVIA, COMO REGRA GERAL, O QUE ENCONTRAMOS NA PRÁTICA DE SALA DE AULA SÃO METODOLOGIAS DE ENSINO ALIENANTES E CONFORMADORAS, INCAPAZES DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E O SENSO CRÍTICO DO ALUNO E QUE REFORÇAM E JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE UM LEQUE DE METODOLOGIAS QUE POSSIBILITE INTERAÇÃO E PROTAGONISMO DO DISCENTE NAS AULAS. NAS ANÁLISES E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS, FORAM NOTÓRIAS AS INÚMERAS METODOLOGIAS UTILIZADAS QUE SE ENTRELAÇAVAM E POSSIBILITAVA O DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS. JUSTIFICADA PELA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NA AULA, TORNANDO OS DEBATES SOCIOLÓGICOS POSITIVAMENTE POSSÍVEIS. ESTE ESTUDO, ENTÃO, SE PROPÔS A COMPREENDER O IMPACTO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO DA SUA PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS DE FORMA SÍNCRONA. A PESQUISA-AÇÃO FOI REALIZADA NA EEMTI JOSÉ NILTON SALVINO FRANCO, MUNICÍPIO DE CARIDADE, INTERIOR DO CEARÁ. TODO O CORPO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI REALIZADO COM ENFOQUES QUANTITATIVOS- NO QUE TANGE COMPARAÇÃO DE DADOS- SOBRE O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES- ANTES E DEPOIS DO USO DAS METODOLOGIAS NA DISCIPLINA- E EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, NO QUE SE REFERE A ANALISE DAS RESPOSTAS DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS REMOTAS. O ESTUDO INDICOU QUE, COM O DESENVOLVIMENTO E A VALORIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS, OS EDUCANDOS PASSARAM A TER UMA EDUCAÇÃO REMOTA DE MELHOR QUALIDADE, DA QUAL FORAM PARTICIPANTES ATIVOS, VISANDO À CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZADO A CADA METODOLOGIA QUE OS POSSIBILITAVA INTERAGIR. ESTE PROCESSO CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO, E POSSIBILITOU QUE OS ALUNOS PERCEBESSEM O CONTEXTO EM QUE ESTÃO INSERIDOS COMO UMA EXTENSÃO DA SALA DE AULA, TORNANDO-SE AGENTES DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. A PESQUISA FOI EMBASADA Á LUZ DE AUTORES, BEM COMO FREIRE(2016), WRIGHT MILLS(1969) E OLIVEIRA(2016).DESTA FORMA, COM O USO DESSAS METODOLOGIAS E COM LAÇOS AFETIVOS CONSTRUÍDOS POSITIVAMENTE E RELACIONADOS À PROMOÇÃO DA CAPACIDADE CRIATIVA E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO ALUNO, FOI POSSÍVEL CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA DOS ALUNOS.