ESTE TRABALHO PROPÕE-SE A ANALISAR, DE FORMA EXPLORATÓRIA, O FENÔMENO DO EMPREENDORISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS “PROJETOS DE VIDA”, PRESENTES NO PNLD 2021. TEM-SE ENTÃO, COMO OBJETIVO, INVESTIGAR COMO O EMPREENDEDORISMO É REPRESENTADO NESSAS OBRAS E MOBILIZADO ENQUANTO FERRAMENTA PARA ESTIMULAR UMA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS. PARA TANTO, UTILIZOU-SE DA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA NAS OBRAS SELECIONADAS PELO REFERIDO EDITAL, SELECIONANDO AQUELAS QUE TROUXERAM DE FORMA MAIS ESTRUTURAL A NOÇÃO DE EMPREENDEDORISMO À PROPOSTA DO PROJETO DE VIDA. A ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO SE FEZ À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO COMBINADA À ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO. COM ESTE ESTUDO, ESPERA-SE COMPREENDER MELHOR COMO O DISCURSO DO EMPREENDEDOR/EMPREENDEDORISMO VEM SENDO POSICIONADO ENQUANTO COMPETÊNCIA FORMATIVA, ATRAVÉS DOS LIVROS DIDÁTICOS, A PARTIR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, VISANDO CORROBORAR UM PROCESSO ESTRUTURAL DE DESCONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA SALARIAL EM PROL DE UMA SUBJETIVIDADE NEOLIBERAL, QUE TORNEM ESSES ESTUDANTES FUTUROS AUTO EMPREGADOS DÓCEIS, ACRÍTICOS E AFINADOS AO ETHOS DE COMPETIÇÃO, INDIVIDUALISMO, CONCORRÊNCIA, AUTO RESPONSABILIZAÇÃO E INDIVIDUALISMO QUE VEM SENDO CONFORMADO NOS HORIZONTES SOCIAIS.