ESTE TRABALHO VISA APRESENTAR ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES QUE A PRODUÇÃO DE INTELECTUAIS NEGRAS E LATINO-AMERICANAS CONSTITUEM PARA CORROBORAR A DECOLONIALIDADE DOS SABERES DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ACERCA DA TEMÁTICA “DESIGUALDADES”. O RACISMO EPISTÊMICO, COMO UM DOS ASPECTOS DA COLONIALIDADE, TEM PRODUZIDO O APAGAMENTO DE FORMAS DE SABER QUE TÊM O POTENCIAL VIABILIZAR A DESNATURALIZAÇÃO DO SENSO COMUM ACERCA DE FENÔMENOS SOCIAIS. CONSIDERANDO O PROPÓSITO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA QUE CONSISTE EM MOBILIZAR A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE A REALIDADE SOCIAL, PRETENDE-SE APRESENTAR COMO AS INTERPRETAÇÕES DE INTELECTUAIS NEGRAS E LATINO-AMERICANAS SOBRE AS DESIGUALDADES REPRESENTAM POTENCIALIDADES PARA QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA PRECONIZE EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS, BEM COMO POSSA TORNAR SUJEITOS – E NÃO MERAMENTE OBJETOS – AQUELES(AS) QUE VIVENCIAM ESSAS REALIDADES. PARA TANTO, PRETENDE-SE DESENVOLVER UMA PESQUISA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA, ADOTANDO A INTERSECCIONALIDADE COMO INSTRUMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO.