O PROJETO DE VIDA SE APRESENTA COMO EIXO CENTRAL NA PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO DO
SÉCULO XXI, CUJAS OPÇÕES FORMATIVAS DEVEM SER OFERECIDAS PELAS ESCOLAS AJUSTADOS AS
PREFERÊNCIAS E INCLINAÇÕES DOS ALUNOS, DE ACORDO DO QUE PLANEJAM E DESEJAM PARA SUAS VIDAS. NO
TEMPO REGIMENTAR DO DOCENTE DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA TRATOU-SE DE ACOMODAR, EM BOA PARTE
DAS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS, AS PRÁTICAS DESSE NOVO COMPONENTE. ALÉM DE TODA PROBLEMÁTICA QUE
NOS TANGE DIRETAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS INVERSÕES E POSSÍVEIS INVISIBILIDADES DAS TEMÁTICAS
CRÍTICAS ESSENCIAIS, OUTRAS QUESTÕES SE FAZEM PREMENTES. COMO TRILHAR CAMINHOS EMANCIPADORES
NUMA PROPOSTA QUE PARECE NASCER DA PERCEPÇÃO CONSENSUAL DA VIDA COMO ALGO A SER GERIDO POR
MEIOS EMPRESARIAIS? É POSSÍVEL PENSAR EM PROJETOS DE VIDA SEM ABDICAR NO MEIO DO CAMINHO DA
CIDADANIA, DA SOLIDARIEDADE E DO COLETIVISMO ENTRE A JUVENTUDE, AINDA MAIS NUM MOMENTO TÃO
GRAVE COMO ESSE QUE PASSAMOS DE PANDEMIA? EM OUTRAS PALAVRAS: COMO PENSAR CRITICAMENTE O
PAPEL DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA CONSIDERANDO O PESO DA NOVA FORMA DE GOVERNANÇA
CONTEMPORÂNEA NO QUAL EMERGE O NEOSSUJEITO: UM SER ATIVO, ENGAJADO NO PROCESSO DE
TRANSFORMAR O DESEJO E A CONDUTA DO OUTRO EM SEUS; IMERSO NUM CONTEXTO NO QUAL AS NOVAS
TÉCNICAS DA EMPRESA PESSOAL ATINGEM O MÁXIMO DA ALIENAÇÃO AO PRETENDEREM SUPRIMIR QUALQUER
SENTIMENTO DE ALIENAÇÃO DO PROCESSO DE OBEDECER AO DESEJO DO OUTRO, QUE SE MANIFESTA COMO
PARTE DO PRÓPRIO CORPO E CONSCIÊNCIA?