Introdução: A divulgação científica é um tema bastante explorado e tem recebido incentivos do Governo Federal através de editais específicos. O Tema “Análise do DNA” está presente nas abordagens cotidianas e tem consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Além da clara importância dada ao tema nas PCN-EM, dois anos de atividades científicas nas escolas de João Pessoa, permitiram perceber que quase nada relacionado ao DNA é produzido nas escolas públicas. Objetivo: ministrar um curso virtual e um módulo prático aos professores de Ensino Médio a respeito do assunto “DNA”, permeando os métodos de análise e suas aplicações, chegando aos dias atuais. Metodologia: Desenvolveu-se um curso em ambiente Moodle para professores da rede pública de ensino, divulgado tanto na capital, quanto nas cidades do interior; garantindo desta forma interiorização da estratégia. O curso constou de aulas teóricas abordando os assuntos básicos relacionados aos ácidos nucleicos; vídeos demonstrando práticas e pequenas tarefas a serem realizadas com objetivo de auxiliar na compreensão dos conceitos expostos. Um encontro presencial abordando o processo de análise de DNA foi realizado no Departamento de Biologia Molecular da UFPB. Resultados: Recebemos 21 inscrições de professores de Ensino Médio. Destes, 15 atuavam em João Pessoa e os demais em Guarabira, Sapé, Sobrado, Alagoa Grande, Campina Grande, Catolé do Rocha. Dentre os inscritos, quatro concluíram todos os módulos Os professores que não conseguiram frequentar o curso, justificaram a dificuldade em função do excesso de atribuições e atividades profissionais. Quatro professores desenvolveram atividades práticas relacionadas ao DNA em sala de aula, inspirados pelas atividades do Curso. Conclusão: As estratégias utilizadas neste trabalho, Curso Virtual e Oficina abordando o Processo de Analise do DNA mostraram-se eficientes para motivar professores, divulgar informações científicas e inspirar a montagem e realização de aulas práticas.FinanciamentoEdital MCTI/CNPq/SECIS N º 90/2013, projeto 405827/20130