INTRODUÇÃO: Nota-se que o papel do professor está muito além da simples transmissão de informações e conteúdos. O professor é o principal agente no processo educacional. JUSTIFICATIVA: Dessa forma o presente trabalho como enfoque principal, fornecer subsídios e ações nas pessoas envolvidas com a tarefa educativa, que busque caminhos no processo ensino aprendizagem, contextualizando sempre sua realidade e os novos meios tecnológicos, uma vez que os fatos geográficos mudam constantemente, e cabe também ao professor acompanhar detalhadamente tais fatos para a construção concreta do conhecimento. OBJETIVO: Diante de tal consideração o trabalho tem por objetivo apresentar técnicas relacionadas às mídias no processo educativo, realizada na Escola Estadual Américo Martins, localizada no bairro Jaraguá em Montes Claros - Minas Gerais, onde está sendo executado o projeto PIBID, pelos acadêmicos de Geografia da UNIMONTES do subprojeto –“Construções Geográficas: cartografia, mídias e educação para promoção da saúde”. Eixo Mídias para o ensino da Geografia. METODOLOGIA: Será trabalhado com os alunos dos 1° anos I, II e III e 2° anos I, II e III do ensino médio as mídias digitais e a influencia das tecnologias no processo ensino aprendizagem, pois, ficou clara a distância entre a escola e as mídias educativas sendo que a função do professor é fomentar uma postura crítica através de métodos que os levem a aprender, e uma das formas suscitadas é a aprendizagem aliada aos recursos tecnológicos, uma vez que a mídia é um dos instrumentos que norteia os nossos pensamentos e ações diárias. Outra questão alçada pelos alunos refere-se à negligência dos professores com sua prática educativa. Os alunos participantes descreveram que muitos improvisam suas atividades, e como alternativa válvula de escape que encontra é o livro didático, sendo o mesmo distante de sua realidade. RESULTADOS: No Grupo Focal desenvolvido na escola, a obtenção de dados comprova a necessidade de o professor promover a socialização e discussão de conhecimento, dentre eles, as mídias. CONCLUSÕES: Desta forma, a partir da aplicação de tal oficina, pode-se perceber que as metodologias de ensino devem ser aliadas com estratégias e técnicas que utilizem as diversas mídias, a fim de motivar e consolidar o conhecimento de professores e estudantes.