A educação escolar se caracteriza pela perspectiva binomial didático-pedagógica que se estabelece entre conhecimentos teóricos e práticos. Dessa forma, seus procedimentos e conteúdos devem adequar-se tanto à situação específica da escola e ao desenvolvimento do aluno quanto aos diferentes saberes a que recorrem. Surge, assim, a importância do livro didático como instrumento de reflexão dessa situação particular, atendendo à dupla exigência: de um lado, os procedimentos, as informações e os conceitos propostos nos manuais; de outro lado, os procedimentos, as informações e conceitos que devem ser apropriados à situação didático-pedagógica a que se destinam. Este artigo visa analisar o livro didático de português, para saber se em suas unidades o gênero virtual blog é mencionado, e se for, de que maneira o LDP trabalha com esse gênero, além de analisar se a mudança de suporte faz com que ele perca sua função sócio-comunicativa. A pesquisa analisou o modo como o livro didático trabalha ou não, em suas unidades com os gêneros virtuais, e se forem trabalhados, de que forma eles são trabalhados, além de saber se a mudança de suporte afeta suas funções sócio comunicativas. Foi analisado um livro didático de Português do 6° ano do ensino fundamental. O livro faz parte da coleção adotada por uma escola da rede particular de ensino de Campina Grande, tal análise nos possibilitou contemplar os questionamentos acima citados. Pôde- se concluir que o livro didático trata o blog como texto secundário e que as atividades relacionadas ao gênero enfatizam a sua estrutura. Com relação ao conteúdo das postagens, eles não são explorados profundamente. Por isso vê-se a necessidade de um estímulo a uma leitura crítica e de uma melhor abordagem do gênero virtual blog por parte dos escritores e editoras dos livros didáticos.