As sequências didáticas são definidas como um conjunto de atividades escolares organizadas de maneira sistemática em torno de um gênero textual oral ou escrito. Portanto, o presente trabalho irá tratar de maneira específica das sequências didáticas embasadas nos diferentes tipos de gêneros textuais, enfatizando a importância do trabalho com os gêneros textuais orais, o que irá ser favorável para a pratica da oralidade em sala de aula, assim como a importância de trabalhar com os gêneros textuais escritos, no que concerne a pratica da escrita, no sentido de que se escreve para alguém e com alguma finalidade. Utilizamos como embasamento teórico também os Parâmetros Curriculares Nacionais, de forma que demonstramos o trabalho com os gêneros textuais como uma maneira de preparar nossos alunos para conviver em sociedade, possibilitando-os as armas necessárias para um bom desenvolvimento tanto da linguagem, quanto das produções orais. E ainda em decorrência da necessidade de demonstrar a melhor forma de como ensinar a expressão oral e escrita, apoiamo-nos nos estudos de Joaquim Dolz, Michele Noverraz e Bernard Schnewly citados por Marcuschi (2008). Sabendo que, levando os gêneros textuais para sala de aula em forma de sequência didática é uma forma eficaz de atender as necessidades pessoais dos alunos, que relacionam-se com as ações do cotidiano destes. Faz parte, porém, desse estudo, a permissão do ensino da oralidade e da escrita a partir de um encaminhamento, a um só tempo, semelhante e diferenciado, que consiste na concentração das dimensões textuais da expressão oral e escrita.