A Educação Ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização da população de um modo geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se ampliar métodos que facilitem o processo de consciência ambiental sobre a gravidade das dificuldades de achar soluções em curto prazo para a problemática ambiental, e o meio mais viável para se conseguir esse objetivo, é o próprio âmbito escolar. É evidente a importância da escola no processo de formação, tanto social quanto ambiental, dos seus alunos. Diante do contexto surge o questionamento: que desafios os professores da Escola João Silveira Guimarães têm encontrado para a implantação da Educação Ambiental no âmbito escolar? Dessa forma, justifica-se a realização deste trabalho, o qual buscou realizar uma pesquisa voltada para os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Silveira Guimarães, localizada na cidade de São Bento/PB, com o objetivo de identificar os principais desafios que os docentes enfrentam para trabalhar a temática ambiental no âmbito escolar. A pesquisa realizada foi um estudo de caso, através de um questionário com 12 questões aplicado aos professores da referida escola. Foram aplicados 32 questionários (quantidade de docentes da escola), sendo que apenas 18 foram respondidos e devolvidos. Os dados coletados no decorrer da pesquisa, evidenciaram que a Educação Ambiental não está inserida, de fato, no currículo da escola João Silveira Guimarães de maneira prática. Portanto, conclui-se que apesar de haver consciência por parte dos docentes, há falta de ações concretas para que a Educação Ambiental possa ser inserida no âmbito escolar.