Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS: ANALOGIA DA CÉLULA EUCARIÓTICA E PROCARIÓTICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL ROTARY NO 8º ANO A PARTIR DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID

Palavra-chaves: SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGOS PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7214
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 4568
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: ANALOGIA DA CÉLULA EUCARIÓTICA E PROCARIÓTICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL ROTARY NO 8º ANO A PARTIR DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como finalidade fazer uma abordagem da importância da implantação no ensino de Ciências em meio às variáveis no tangente aos recursos pedagógicos para esta disciplina, metodologias que veiculada à dinamização das aulas e a participação do aluno, corroborem com aproveitamento do conteúdo trabalhado. Para isso, a utilização de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências em vista à abordagem da estrutura da célula, faz-se necessário por proporcionar curiosidade. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Rotary numa turma do 8º ano por licenciandos de Ciências Biológicas bolsistas do PIBID. Utilizou-se fundamentação em autores como Alarcão (2003) que trazem na perspectiva da sociedade da informação possibilidades para o envolvimento do aluno que exige competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida, cujo objetivo trabalhe no aluno suas competências, tornando-o consciente do conhecimento. Utilizou-se sistêmica e eficazmente o uso de questionários sobre a célula, sua composição e importância para o aspecto biológico. Na obtenção dos dados, os resultados observados foram satisfatórios no tocante ao entendimento da diferenciação entre célula eucariótica e procariótica, sua estrutura em relação as organelas, e importância como fundamento das espécies ao longo da evolução. Nesse contexto, a constante vigilância à cerca da metodologia utilizada para o ensino, contribui satisfatoriamente para que em sala de aula o conhecimento seja compartilhado de modo que cada aluno o transforme, capacitando-se como agente principal de sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_19_07_2014_07_51_02_idinscrito_4568_0995fb3b9e4bf1bae8d7a9684bfd4745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISA FERNANDA SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAISA"
    "autor_email" => "laisacristo2011@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7214
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 4568
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS: ANALOGIA DA CÉLULA EUCARIÓTICA E PROCARIÓTICA COM A UTILIZAÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL ROTARY NO 8º ANO A PARTIR DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID"
    "resumo" => "Resumo: Este trabalho tem como finalidade fazer uma abordagem da importância da implantação no ensino de Ciências em meio às variáveis no tangente aos recursos pedagógicos para esta disciplina, metodologias que veiculada à dinamização das aulas e a participação do aluno, corroborem com aproveitamento do conteúdo trabalhado. Para isso, a utilização de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências em vista à abordagem da estrutura da célula, faz-se necessário por proporcionar curiosidade. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Rotary numa turma do 8º ano por licenciandos de Ciências Biológicas bolsistas do PIBID. Utilizou-se fundamentação em autores como Alarcão (2003) que trazem na perspectiva da sociedade da informação possibilidades para o envolvimento do aluno que exige competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida, cujo objetivo trabalhe no aluno suas competências, tornando-o consciente do conhecimento. Utilizou-se sistêmica e eficazmente o uso de questionários sobre a célula, sua composição e importância para o aspecto biológico. Na obtenção dos dados, os resultados observados foram satisfatórios no tocante ao entendimento da diferenciação entre célula eucariótica e procariótica, sua estrutura em relação as organelas, e importância como fundamento das espécies ao longo da evolução. Nesse contexto, a constante vigilância à cerca da metodologia utilizada para o ensino, contribui satisfatoriamente para que em sala de aula o conhecimento seja compartilhado de modo que cada aluno o transforme, capacitando-se como agente principal de sua aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, JOGOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_19_07_2014_07_51_02_idinscrito_4568_0995fb3b9e4bf1bae8d7a9684bfd4745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAISA FERNANDA SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAISA"
    "autor_email" => "laisacristo2011@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como finalidade fazer uma abordagem da importância da implantação no ensino de Ciências em meio às variáveis no tangente aos recursos pedagógicos para esta disciplina, metodologias que veiculada à dinamização das aulas e a participação do aluno, corroborem com aproveitamento do conteúdo trabalhado. Para isso, a utilização de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências em vista à abordagem da estrutura da célula, faz-se necessário por proporcionar curiosidade. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Rotary numa turma do 8º ano por licenciandos de Ciências Biológicas bolsistas do PIBID. Utilizou-se fundamentação em autores como Alarcão (2003) que trazem na perspectiva da sociedade da informação possibilidades para o envolvimento do aluno que exige competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida, cujo objetivo trabalhe no aluno suas competências, tornando-o consciente do conhecimento. Utilizou-se sistêmica e eficazmente o uso de questionários sobre a célula, sua composição e importância para o aspecto biológico. Na obtenção dos dados, os resultados observados foram satisfatórios no tocante ao entendimento da diferenciação entre célula eucariótica e procariótica, sua estrutura em relação as organelas, e importância como fundamento das espécies ao longo da evolução. Nesse contexto, a constante vigilância à cerca da metodologia utilizada para o ensino, contribui satisfatoriamente para que em sala de aula o conhecimento seja compartilhado de modo que cada aluno o transforme, capacitando-se como agente principal de sua aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.