Resumo: Este trabalho tem como finalidade fazer uma abordagem da importância da implantação no ensino de Ciências em meio às variáveis no tangente aos recursos pedagógicos para esta disciplina, metodologias que veiculada à dinamização das aulas e a participação do aluno, corroborem com aproveitamento do conteúdo trabalhado. Para isso, a utilização de jogos pedagógicos para o ensino de Ciências em vista à abordagem da estrutura da célula, faz-se necessário por proporcionar curiosidade. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual Rotary numa turma do 8º ano por licenciandos de Ciências Biológicas bolsistas do PIBID. Utilizou-se fundamentação em autores como Alarcão (2003) que trazem na perspectiva da sociedade da informação possibilidades para o envolvimento do aluno que exige competências de acesso, avaliação e gestão da informação oferecida, cujo objetivo trabalhe no aluno suas competências, tornando-o consciente do conhecimento. Utilizou-se sistêmica e eficazmente o uso de questionários sobre a célula, sua composição e importância para o aspecto biológico. Na obtenção dos dados, os resultados observados foram satisfatórios no tocante ao entendimento da diferenciação entre célula eucariótica e procariótica, sua estrutura em relação as organelas, e importância como fundamento das espécies ao longo da evolução. Nesse contexto, a constante vigilância à cerca da metodologia utilizada para o ensino, contribui satisfatoriamente para que em sala de aula o conhecimento seja compartilhado de modo que cada aluno o transforme, capacitando-se como agente principal de sua aprendizagem.