A Geografia é útil, complexa e apaixonante, a função dessa ciência é estudar o espaço geográfico e suas contradições, pode-se narrar que a Geografia estuda tudo o que existe, mas o que é transmitido a seu respeito, muitas vezes, é de uma disciplina que faz a síntese de todas as outras ciências, não mostra desta forma sua face verdadeira. A Geografia, enquanto disciplina escolar é cheia de desafios não só para os docentes como para os educandos, torna-se uma fonte de conhecimento para que os discentes possam analisar o espaço geográfico e o entendê-lo enquanto fruto da ação humana com a natureza, por conseguinte, espaço social histórico e passível de metamorfose, com inúmeras contradições, resultado das múltiplas determinações da ação humana e não um espaço estático. Assim, a pesquisa tem com objetivo geral, compreender as múltiplas metodologias para construção efetiva da Prática Pedagógica em Geografia e quanto aos objetivos específicos: analisar os caminhos da formação docente em Geografia e sua relação com o ensino e metodologia; discutir sobre o papel dos livros didáticos e o currículo da Educação Geográfica e refletir sobre a função da Educação Geográfica e sua construção humana por meio das diversas ferramentas didáticas e pedagógicas. A pesquisa é de caráter analítico descritivo baseado em uma discussão bibliográfica sobre o objeto de estudo, concepções e práticas docentes do Ensino de Geografia. Nesse contexto, espera-se que o trabalho contribua para um melhor conhecimento a cerca da formação docente e dos caminhos utilizados para o ensino da Ciência Geográfica.