Esta pesquisa tem por objetivo identificar como as novas práticas de ensino, especificamente as novas tecnologias, são abordadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, bem como apresentar novas práticas que podem ser trabalhadas em sala de aula. A pesquisa utilizou o método analítico, já que busca o aprofundamento do conhecimento das realidades, além de se ter utilizado uma pesquisa bibliográfica com intuito de ter maior contato e familiaridade com o que foi escrito sobre o assunto, permitindo assim uma visão mais ampla dos questionamentos levantados. A parte analítica do trabalho foi realizada apresentando primeiramente visões sobre o blog, sua aplicabilidade no contexto de sala de aula, e por fim, consulta aos PCN’s. Durante a análise pode se ver os benefícios da incorporação de novas tecnologias como a internet, mas especificamente as redes sociais como o blog, vendo assim que elas podem ser fortes aliadas no processo de ensino aprendizagem. Além dessas impressões, outras puderam ser tiradas, como o fato de os PCN’s não fazerem referência específica ao uso de gêneros digitais, haja vista o tempo em que foram escritos, mas mesmo não fazendo referências específicas em seus escritos eles deixam implícito à abertura para que esses gêneros, mas especificamente, o blog, possa ser trabalhado em sala de aula. Dentro dessa perspectiva conclui-se que as escolas não fazem uso recorrente aos PCN’s nem os correlaciona com esse novo contexto que o processo de ensino vem atravessando e viu- se também a necessidade de o professor e a equipe pedagógica das escolas incorporarem essas novas práticas ao ensino, devido aos benefícios mencionados.