O trabalho apresenta uma proposta didática desenvolvida por alunos do subprojeto de física do PIBID/UEPB juntamente com o coordenador do subprojeto e a professora supervisora atuante na escola participante, para trabalhar conceitos de física no ensino médio. A atividade será desenvolvida com trinta e três alunos do primeiro ano do ensino médio regular da escola estadual Ademar Veloso da Silveira situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tanto foram desenvolvidas quatro atividades abordando conceitos de energia e suas relações com o cotidiano. A primeira intervenção foi elaborada em forma de oficina pedagógica a partir de uma abordagem experimental problematizadora utilizando o experimento do barquinho “pop pop” para a discussão dos tipos e transformações de energia em processos físicos. A segunda intervenção propõe trabalhar o tema produção de energia alternativa, discutindo os aspectos que relacionam a ciência e a sociedade. As discussões serão realizadas a partir de exposição de vídeos e reportagens relacionadas ao tema. A terceira intervenção irá utilizar como estratégia didática um jogo de questionamentos, o qual estimulará os estudantes a relacionar conceitos físicos acerca de energia com situações cotidianas. Por fim, a quarta intervenção se apropriará da atividade de resolução de problemas, que abordará os conceitos trabalhados durante o desenvolvimento da proposta. Os problemas são de caráter investigativo, levando a estudante a criar e propor estratégias de resolução. Diante disso pretendemos com a realização dessa proposta, que os estudantes possam construir conceitos relacionados à energia, em seus aspectos físicos e sociais, de modo a propiciar o desenvolvimento da conscientização em relação à energia, suas formas de produção e as demandas sociais atuais.PALAVRAS-CHAVE: Energia; Atividades experimentais; Resolução de Problemas