Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ESTILÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Palavra-chaves: PROPOSTA DIDÁTICA, ESTILÍSTICA, GÊNEROS TEXTUAIS Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7573
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1341
    "inscrito_id" => 5323
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTILÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "O objetivo de nosso artigo é apresentar o resultado de uma atividade teórico-prática disposta em sala de aula, para alunos do sétimo período do Curso de Letras, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estilística, no semestre 2014.1. A atividade em questão consistia na elaboração de uma proposta didática que contemplasse o estudo da Estilística nas turmas do ensino fundamental ou médio. A partir das orientações, elaboramos uma proposta para ser aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio, visando, como já assinalamos anteriormente, o desenvolvimento de conteúdos voltados para o campo estilístico, destacando-se, assim, os recursos de denotação e conotação; a diferença entre traço estilístico e erro gramatical e, claro, o estilo. A fim de contribuirmos para uma melhor compreensão desses assuntos, selecionamos os gêneros textuais poema, notícia, música e imagens. A escolha de tais gêneros deveu-se ao fato de acreditarmos que estes possuem forte grau de expressividade e significação, além de se fazerem presentes no cotidiano do aluno, o que poderá contribuir para as práticas de leitura em sala de aula, bem como para uma melhor compreensão dos conteúdos a serem trabalhados. Para a realização dessa atividade, num primeiro momento, fizemos uma revisão bibliográfica sobre os estudos da Estilística, para tanto, tomamos por base as pesquisas de Carvalho (2005), Parente (2008) e Rodrigues (2010). Num segundo momento, definimos a série, os gêneros e conteúdos a serem utilizados para, finalmente, elaborarmos a proposta didática. Acreditamos que este trabalho contribuirá para uma reflexão a respeito do modo como o professor poderá abordar os estudos estilísticos nas aulas de língua portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA DIDÁTICA, ESTILÍSTICA, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_42_49_idinscrito_5323_a8a1b3790fc9cc48ba14903ae49ce41d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA"
    "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7573
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1341
    "inscrito_id" => 5323
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTILÍSTICA NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO"
    "resumo" => "O objetivo de nosso artigo é apresentar o resultado de uma atividade teórico-prática disposta em sala de aula, para alunos do sétimo período do Curso de Letras, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estilística, no semestre 2014.1. A atividade em questão consistia na elaboração de uma proposta didática que contemplasse o estudo da Estilística nas turmas do ensino fundamental ou médio. A partir das orientações, elaboramos uma proposta para ser aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio, visando, como já assinalamos anteriormente, o desenvolvimento de conteúdos voltados para o campo estilístico, destacando-se, assim, os recursos de denotação e conotação; a diferença entre traço estilístico e erro gramatical e, claro, o estilo. A fim de contribuirmos para uma melhor compreensão desses assuntos, selecionamos os gêneros textuais poema, notícia, música e imagens. A escolha de tais gêneros deveu-se ao fato de acreditarmos que estes possuem forte grau de expressividade e significação, além de se fazerem presentes no cotidiano do aluno, o que poderá contribuir para as práticas de leitura em sala de aula, bem como para uma melhor compreensão dos conteúdos a serem trabalhados. Para a realização dessa atividade, num primeiro momento, fizemos uma revisão bibliográfica sobre os estudos da Estilística, para tanto, tomamos por base as pesquisas de Carvalho (2005), Parente (2008) e Rodrigues (2010). Num segundo momento, definimos a série, os gêneros e conteúdos a serem utilizados para, finalmente, elaborarmos a proposta didática. Acreditamos que este trabalho contribuirá para uma reflexão a respeito do modo como o professor poderá abordar os estudos estilísticos nas aulas de língua portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA DIDÁTICA, ESTILÍSTICA, GÊNEROS TEXTUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_17_42_49_idinscrito_5323_a8a1b3790fc9cc48ba14903ae49ce41d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARIA DOS SANTOS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA SOUZA"
    "autor_email" => "souza.fmsantos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O objetivo de nosso artigo é apresentar o resultado de uma atividade teórico-prática disposta em sala de aula, para alunos do sétimo período do Curso de Letras, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estilística, no semestre 2014.1. A atividade em questão consistia na elaboração de uma proposta didática que contemplasse o estudo da Estilística nas turmas do ensino fundamental ou médio. A partir das orientações, elaboramos uma proposta para ser aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio, visando, como já assinalamos anteriormente, o desenvolvimento de conteúdos voltados para o campo estilístico, destacando-se, assim, os recursos de denotação e conotação; a diferença entre traço estilístico e erro gramatical e, claro, o estilo. A fim de contribuirmos para uma melhor compreensão desses assuntos, selecionamos os gêneros textuais poema, notícia, música e imagens. A escolha de tais gêneros deveu-se ao fato de acreditarmos que estes possuem forte grau de expressividade e significação, além de se fazerem presentes no cotidiano do aluno, o que poderá contribuir para as práticas de leitura em sala de aula, bem como para uma melhor compreensão dos conteúdos a serem trabalhados. Para a realização dessa atividade, num primeiro momento, fizemos uma revisão bibliográfica sobre os estudos da Estilística, para tanto, tomamos por base as pesquisas de Carvalho (2005), Parente (2008) e Rodrigues (2010). Num segundo momento, definimos a série, os gêneros e conteúdos a serem utilizados para, finalmente, elaborarmos a proposta didática. Acreditamos que este trabalho contribuirá para uma reflexão a respeito do modo como o professor poderá abordar os estudos estilísticos nas aulas de língua portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.