O objetivo de nosso artigo é apresentar o resultado de uma atividade teórico-prática disposta em sala de aula, para alunos do sétimo período do Curso de Letras, como requisito avaliativo do Componente Curricular Estilística, no semestre 2014.1. A atividade em questão consistia na elaboração de uma proposta didática que contemplasse o estudo da Estilística nas turmas do ensino fundamental ou médio. A partir das orientações, elaboramos uma proposta para ser aplicada numa turma de primeiro ano do Ensino Médio, visando, como já assinalamos anteriormente, o desenvolvimento de conteúdos voltados para o campo estilístico, destacando-se, assim, os recursos de denotação e conotação; a diferença entre traço estilístico e erro gramatical e, claro, o estilo. A fim de contribuirmos para uma melhor compreensão desses assuntos, selecionamos os gêneros textuais poema, notícia, música e imagens. A escolha de tais gêneros deveu-se ao fato de acreditarmos que estes possuem forte grau de expressividade e significação, além de se fazerem presentes no cotidiano do aluno, o que poderá contribuir para as práticas de leitura em sala de aula, bem como para uma melhor compreensão dos conteúdos a serem trabalhados. Para a realização dessa atividade, num primeiro momento, fizemos uma revisão bibliográfica sobre os estudos da Estilística, para tanto, tomamos por base as pesquisas de Carvalho (2005), Parente (2008) e Rodrigues (2010). Num segundo momento, definimos a série, os gêneros e conteúdos a serem utilizados para, finalmente, elaborarmos a proposta didática. Acreditamos que este trabalho contribuirá para uma reflexão a respeito do modo como o professor poderá abordar os estudos estilísticos nas aulas de língua portuguesa.