SILVA, Kiara Diniz et al.. Autismo: compreendendo o processo de inclusão.. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6964>. Acesso em: 24/11/2024 00:44
O autismo se transformou em um tema bastante discutido atualmente tanto pelas práticas clínicas como pelas práticas educativas. Partindo dessa concepção surge a necessidade de abordar a questão de inclusão de uma criança autista no âmbito do ensino regular. Para isso, foi necessário resgatar os conceitos e as especificidades do autismo baseado em órgãos como a Associação do Amigo do Autismo, o DMI-IV e o CID 10, além de buscar autores como Dorziat, Ferreira e Mazzota, que apresentam uma visão da inclusão elencando ainda para as transformações necessárias que devem ocorrer dentro da escola. Através das discussões realizadas no decorrer deste trabalho, foi possível perceber a relevância da educação inclusiva buscando aparatos legais que sancionam a entrada e permanência de alunos com necessidades especiais independente da sua especificação, oferecendo um atendimento educacional especializado quando necessário, observamos a importância da família nesse processo e a necessidade da sensibilização dos profissionais da educação que precisam entender o processo construído por essa criança no decorrer do seu desenvolvimento e juntamente com a família buscar meios para a sua aprendizagem. Com diz Melo (2005), quando se pensa em termos de inclusão, é comum a ideia de simplesmente colocar uma criança que tem autismo em uma escola regular, esperando assim que ela comece a imitar as crianças normais. Assim a educação como forma inclusiva vem buscar meios de imergir esse aluno na vida social, estando capaz de efetivar sua vida em sociedade.