Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTISMO: COMPREENDENDO O PROCESSO DE INCLUSÃO.

Palavra-chaves: AUTISMO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, LEGISLAÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Com diz Melo (2005), quando se pensa em termos de inclusão, é comum a ideia de simplesmente colocar uma criança que tem autismo em uma escola regular, esperando assim que ela comece a imitar as crianças normais. Assim a educação como forma inclusiva vem buscar meios de imergir esse aluno na vida social, estando capaz de efetivar sua vida em sociedade.O autismo se transformou em um tema bastante discutido atualmente tanto pelas práticas clínicas como pelas práticas educativas. 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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O autismo se transformou em um tema bastante discutido atualmente tanto pelas práticas clínicas como pelas práticas educativas. Partindo dessa concepção surge a necessidade de abordar a questão de inclusão de uma criança autista no âmbito do ensino regular. Para isso, foi necessário resgatar os conceitos e as especificidades do autismo baseado em órgãos como a Associação do Amigo do Autismo, o DMI-IV e o CID 10, além de buscar autores como Dorziat, Ferreira e Mazzota, que apresentam uma visão da inclusão elencando ainda para as transformações necessárias que devem ocorrer dentro da escola. Através das discussões realizadas no decorrer deste trabalho, foi possível perceber a relevância da educação inclusiva buscando aparatos legais que sancionam a entrada e permanência de alunos com necessidades especiais independente da sua especificação, oferecendo um atendimento educacional especializado quando necessário, observamos a importância da família nesse processo e a necessidade da sensibilização dos profissionais da educação que precisam entender o processo construído por essa criança no decorrer do seu desenvolvimento e juntamente com a família buscar meios para a sua aprendizagem. Com diz Melo (2005), quando se pensa em termos de inclusão, é comum a ideia de simplesmente colocar uma criança que tem autismo em uma escola regular, esperando assim que ela comece a imitar as crianças normais. Assim a educação como forma inclusiva vem buscar meios de imergir esse aluno na vida social, estando capaz de efetivar sua vida em sociedade.

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