Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA E.M.E.I.F. JOÃO ESTANISLAU FAÇANHA EM FORTALEZA/CE

Palavra-chaves: ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7593
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 4773
    "titulo" => "O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA E.M.E.I.F. JOÃO ESTANISLAU FAÇANHA EM FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "O presente trabalho visa discorrer sobre a importância do Estágio à docência como momento de reflexão, amadurecimento e conhecimento da prática docente. Com base em autores como Ghedin (2008), Pimenta (2009) e Tardiff (2011), convergindo com a experiência de estágio vivenciada na E.M.E.I.F. João Estanislau Façanha em Fortaleza/Ce, foram sistematizados conhecimentos adquiridos ao longo de um semestre de análises e apresentados no decorrer deste artigo. O estágio aqui apresentado foge à expectativa de “cópia” de modelos ou de momento da prática, culmina como espaço de compreensão, análise e reflexão tanto do ambiente escolar como da "teia" de influências exercidas sobre a escola, proporcionando assim, a formação de um educador crítico e reflexivo sobre sua prática docente. No artigo foram discutidos temas como estágio, a relevância do estudante de licenciatura e essa etapa que é obrigatória ao currículo da Geografia da UFC, a experiência e o contato com a escola, compreensão do mundo escolar e suas potencialidades a serem desenvolvidas no futuro educador. A perspectiva de se manter uma relação entre os universos da academia e da escola é um fator de suma importância para a formação docente, pois através desta relação proporciona-se o desenvolvimento de profissionais diretamente vinculados e envolvidos com a prática educacional. O Estágio nos traz uma maior compreensão sobre a formação profissional docente, propiciando um desenvolvimento no processo de identidade do futuro educador. Temos um importante processo de aprendizagem no Estágio, nos mostrando a importância do conhecimento do nosso futuro ambiente de trabalho, ou seja, observar a escola para além de seu espaço físico, mas todas as inter-relações existentes nela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_39_30_idinscrito_4773_740bae31272b731b4ce8e18b28d152b4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA CARLOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA CARLOS"
    "autor_email" => "larissacarloscosta@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7593
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 602
    "inscrito_id" => 4773
    "titulo" => "O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA E.M.E.I.F. JOÃO ESTANISLAU FAÇANHA EM FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "O presente trabalho visa discorrer sobre a importância do Estágio à docência como momento de reflexão, amadurecimento e conhecimento da prática docente. Com base em autores como Ghedin (2008), Pimenta (2009) e Tardiff (2011), convergindo com a experiência de estágio vivenciada na E.M.E.I.F. João Estanislau Façanha em Fortaleza/Ce, foram sistematizados conhecimentos adquiridos ao longo de um semestre de análises e apresentados no decorrer deste artigo. O estágio aqui apresentado foge à expectativa de “cópia” de modelos ou de momento da prática, culmina como espaço de compreensão, análise e reflexão tanto do ambiente escolar como da "teia" de influências exercidas sobre a escola, proporcionando assim, a formação de um educador crítico e reflexivo sobre sua prática docente. No artigo foram discutidos temas como estágio, a relevância do estudante de licenciatura e essa etapa que é obrigatória ao currículo da Geografia da UFC, a experiência e o contato com a escola, compreensão do mundo escolar e suas potencialidades a serem desenvolvidas no futuro educador. A perspectiva de se manter uma relação entre os universos da academia e da escola é um fator de suma importância para a formação docente, pois através desta relação proporciona-se o desenvolvimento de profissionais diretamente vinculados e envolvidos com a prática educacional. O Estágio nos traz uma maior compreensão sobre a formação profissional docente, propiciando um desenvolvimento no processo de identidade do futuro educador. Temos um importante processo de aprendizagem no Estágio, nos mostrando a importância do conhecimento do nosso futuro ambiente de trabalho, ou seja, observar a escola para além de seu espaço físico, mas todas as inter-relações existentes nela."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_39_30_idinscrito_4773_740bae31272b731b4ce8e18b28d152b4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA CARLOS DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA CARLOS"
    "autor_email" => "larissacarloscosta@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho visa discorrer sobre a importância do Estágio à docência como momento de reflexão, amadurecimento e conhecimento da prática docente. Com base em autores como Ghedin (2008), Pimenta (2009) e Tardiff (2011), convergindo com a experiência de estágio vivenciada na E.M.E.I.F. João Estanislau Façanha em Fortaleza/Ce, foram sistematizados conhecimentos adquiridos ao longo de um semestre de análises e apresentados no decorrer deste artigo. O estágio aqui apresentado foge à expectativa de “cópia” de modelos ou de momento da prática, culmina como espaço de compreensão, análise e reflexão tanto do ambiente escolar como da "teia" de influências exercidas sobre a escola, proporcionando assim, a formação de um educador crítico e reflexivo sobre sua prática docente. No artigo foram discutidos temas como estágio, a relevância do estudante de licenciatura e essa etapa que é obrigatória ao currículo da Geografia da UFC, a experiência e o contato com a escola, compreensão do mundo escolar e suas potencialidades a serem desenvolvidas no futuro educador. A perspectiva de se manter uma relação entre os universos da academia e da escola é um fator de suma importância para a formação docente, pois através desta relação proporciona-se o desenvolvimento de profissionais diretamente vinculados e envolvidos com a prática educacional. O Estágio nos traz uma maior compreensão sobre a formação profissional docente, propiciando um desenvolvimento no processo de identidade do futuro educador. Temos um importante processo de aprendizagem no Estágio, nos mostrando a importância do conhecimento do nosso futuro ambiente de trabalho, ou seja, observar a escola para além de seu espaço físico, mas todas as inter-relações existentes nela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.