O presente trabalho visa discorrer sobre a importância do Estágio à docência como momento de reflexão, amadurecimento e conhecimento da prática docente. Com base em autores como Ghedin (2008), Pimenta (2009) e Tardiff (2011), convergindo com a experiência de estágio vivenciada na E.M.E.I.F. João Estanislau Façanha em Fortaleza/Ce, foram sistematizados conhecimentos adquiridos ao longo de um semestre de análises e apresentados no decorrer deste artigo. O estágio aqui apresentado foge à expectativa de “cópia” de modelos ou de momento da prática, culmina como espaço de compreensão, análise e reflexão tanto do ambiente escolar como da "teia" de influências exercidas sobre a escola, proporcionando assim, a formação de um educador crítico e reflexivo sobre sua prática docente. No artigo foram discutidos temas como estágio, a relevância do estudante de licenciatura e essa etapa que é obrigatória ao currículo da Geografia da UFC, a experiência e o contato com a escola, compreensão do mundo escolar e suas potencialidades a serem desenvolvidas no futuro educador. A perspectiva de se manter uma relação entre os universos da academia e da escola é um fator de suma importância para a formação docente, pois através desta relação proporciona-se o desenvolvimento de profissionais diretamente vinculados e envolvidos com a prática educacional. O Estágio nos traz uma maior compreensão sobre a formação profissional docente, propiciando um desenvolvimento no processo de identidade do futuro educador. Temos um importante processo de aprendizagem no Estágio, nos mostrando a importância do conhecimento do nosso futuro ambiente de trabalho, ou seja, observar a escola para além de seu espaço físico, mas todas as inter-relações existentes nela.