O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA E.M.E.I.F. JOÃO ESTANISLAU FAÇANHA EM FORTALEZA/CE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7593 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 4773 "titulo" => "O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA E.M.E.I.F. JOÃO ESTANISLAU FAÇANHA EM FORTALEZA/CE" "resumo" => "O presente trabalho visa discorrer sobre a importância do Estágio à docência como momento de reflexão, amadurecimento e conhecimento da prática docente. Com base em autores como Ghedin (2008), Pimenta (2009) e Tardiff (2011), convergindo com a experiência de estágio vivenciada na E.M.E.I.F. João Estanislau Façanha em Fortaleza/Ce, foram sistematizados conhecimentos adquiridos ao longo de um semestre de análises e apresentados no decorrer deste artigo. O estágio aqui apresentado foge à expectativa de “cópia” de modelos ou de momento da prática, culmina como espaço de compreensão, análise e reflexão tanto do ambiente escolar como da "teia" de influências exercidas sobre a escola, proporcionando assim, a formação de um educador crítico e reflexivo sobre sua prática docente. No artigo foram discutidos temas como estágio, a relevância do estudante de licenciatura e essa etapa que é obrigatória ao currículo da Geografia da UFC, a experiência e o contato com a escola, compreensão do mundo escolar e suas potencialidades a serem desenvolvidas no futuro educador. A perspectiva de se manter uma relação entre os universos da academia e da escola é um fator de suma importância para a formação docente, pois através desta relação proporciona-se o desenvolvimento de profissionais diretamente vinculados e envolvidos com a prática educacional. O Estágio nos traz uma maior compreensão sobre a formação profissional docente, propiciando um desenvolvimento no processo de identidade do futuro educador. Temos um importante processo de aprendizagem no Estágio, nos mostrando a importância do conhecimento do nosso futuro ambiente de trabalho, ou seja, observar a escola para além de seu espaço físico, mas todas as inter-relações existentes nela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_39_30_idinscrito_4773_740bae31272b731b4ce8e18b28d152b4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CARLOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LARISSA CARLOS" "autor_email" => "larissacarloscosta@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7593 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 602 "inscrito_id" => 4773 "titulo" => "O ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA NA E.M.E.I.F. JOÃO ESTANISLAU FAÇANHA EM FORTALEZA/CE" "resumo" => "O presente trabalho visa discorrer sobre a importância do Estágio à docência como momento de reflexão, amadurecimento e conhecimento da prática docente. Com base em autores como Ghedin (2008), Pimenta (2009) e Tardiff (2011), convergindo com a experiência de estágio vivenciada na E.M.E.I.F. João Estanislau Façanha em Fortaleza/Ce, foram sistematizados conhecimentos adquiridos ao longo de um semestre de análises e apresentados no decorrer deste artigo. O estágio aqui apresentado foge à expectativa de “cópia” de modelos ou de momento da prática, culmina como espaço de compreensão, análise e reflexão tanto do ambiente escolar como da "teia" de influências exercidas sobre a escola, proporcionando assim, a formação de um educador crítico e reflexivo sobre sua prática docente. No artigo foram discutidos temas como estágio, a relevância do estudante de licenciatura e essa etapa que é obrigatória ao currículo da Geografia da UFC, a experiência e o contato com a escola, compreensão do mundo escolar e suas potencialidades a serem desenvolvidas no futuro educador. A perspectiva de se manter uma relação entre os universos da academia e da escola é um fator de suma importância para a formação docente, pois através desta relação proporciona-se o desenvolvimento de profissionais diretamente vinculados e envolvidos com a prática educacional. O Estágio nos traz uma maior compreensão sobre a formação profissional docente, propiciando um desenvolvimento no processo de identidade do futuro educador. Temos um importante processo de aprendizagem no Estágio, nos mostrando a importância do conhecimento do nosso futuro ambiente de trabalho, ou seja, observar a escola para além de seu espaço físico, mas todas as inter-relações existentes nela." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_21_39_30_idinscrito_4773_740bae31272b731b4ce8e18b28d152b4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CARLOS DA COSTA" "autor_nome_curto" => "LARISSA CARLOS" "autor_email" => "larissacarloscosta@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }