Observamos as crescentes exigências em torno da formação docente, tendo em vista que no ambiente educacional as questões sociais se evidenciam desafiando as visões e práticas docentes. Notamos também, que os professores encontram dificuldades em desenvolver metodologias que estimulem os alunos a desenvolver um leitor que se apropria da linguagem para exercer sua cidadania. No contexto da sala de aula, os professores na formação superior encontram dificuldades em desenvolver metodologias que propiciam a aprendizagem da leitura e da escrita, que envolvam as discussões da temática étnico-racial. Diante destes aspectos: Como a abordagem da Histórias em Quadrinhos pode contribuir na discussão da temática étnico-racial no contexto da formação docente? Tendo o presente questionamento, o objetivo deste estudo é propor um estudo voltado para as práticas educativas representadas nas Histórias em Quadrinhos (HQ) sobre as questões étnico-racial voltadas para formação docente. Apresentamos como referencial teórico para este projeto: Luyten (1985), Vergueiro (2005, 2006), Candau (2011), Azevedo (2012), Gatti (2013), Chinen (2013), e documentos oficiais tais como: Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e outros. A abordagem metodológica da pesquisa será qualitativa do tipo bibliográfica e documental. Portanto, espera-se que a partir da utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula possamos avançar ao que compete à função social da escola, como também, no papel enquanto educadores/as de realizar um trabalho em relação à diversidade étnico-racial.