Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB O TRABALHO COLABORATIVO NO OBEDUC/CAPES

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7421
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1765
    "titulo" => "INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB O TRABALHO COLABORATIVO NO OBEDUC/CAPES"
    "resumo" => "1.\tIntroduçãoA pesquisa em andamento integra o projeto OBEDUC, cujo olhar está direcionado à formação do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. O OBEDUC revela-se como projeto em rede entre três instituições: UFMS (Campo Grande e Corumbá); UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Dentro desse panorama de investigação colaborativa, o presente trabalho pretende contribuir com os estudos relativos à robótica educacional no âmbito da educação matemática, permitindo que se discuta sobre o uso das tecnologias intelectuais como instrumento de mediação capaz de ampliar funções cognitivas e operações mentais no processo de construção do conhecimento, fato que pode permitir questionamentos ao que está posto na literatura, enriquecendo-a.2.\tMetodologia   Foram organizados grupos colaborativos em escolas públicas envolvendo professores, alunos da graduação e pós-graduação e professores universitários, sob uma proposta para realização de uma prática de pesquisa colaborativa, na qual segundo Ibiapina (2008) tanto a produção de conhecimento quanto de desenvolvimento interativo da própria pesquisa, faz com que professores e pesquisadores produzam saberes compartilhando estratégias.Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação qualitativa, tendo em vista que os investigadores qualitativos em educação estão continuamente a questionar os sujeitos de investigação, com o objetivo de perceber aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem. Nessa perspectiva, acreditamos que esse tipo de investigação é o mais adequado para nosso estudo, considerando que pretendemos compreender como se dá o uso da robótica educacional no contexto da Educação Matemática. Além disso, pretendemos registrar o trabalho realizado com alunos e professores através de máquinas fotográficas e filmadoras, sistematizando e organizando todo o percurso da pesquisa via diário de pesquisa (BARBOSA, 2010).3.\tResultados e DiscussãoIniciamos o nosso trabalho refletindo o caráter epistemológico do uso da robótica na educação a partir de discussões em grupo sobre o livro A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática (PAPERT, 1999). Com o objetivo de compreendermos como se dá o Ensino da Matemática com o uso de artefatos robóticos, verificamos na base de dados da CAPES investigações concluídas sobre a presente temática, e em meio a seminários semanais pudemos debater os resultados dos respectivos trabalhos.  Ao final de cada apresentação, também realizamos montagem e programações de robôs com base nos temas abordados. A partir destas experiências, verificamos a pluralidade de possibilidades didático/pedagógicas da robótica educacional para o desenvolvimento de aulas capazes de ampliar a produção de significados de diversos conceitos matemáticos.4.\tConclusãoEspera-se ao lado das instituições que compõem o projeto OBEDUC/CAPES: UFMS (Campo Grande e Corumbá), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió), com o alcance da realização da pesquisa proposta, sob a égide do trabalho colaborativo, contribuir com a produção de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica visando subsidiar futuros estudos sobre essa área de investigação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_07_2014_17_55_24_idinscrito_1765_c74417253a071e684531b1edc0afe089.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDVANILSON"
    "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7421
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1765
    "titulo" => "INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOB O TRABALHO COLABORATIVO NO OBEDUC/CAPES"
    "resumo" => "1.\tIntroduçãoA pesquisa em andamento integra o projeto OBEDUC, cujo olhar está direcionado à formação do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. O OBEDUC revela-se como projeto em rede entre três instituições: UFMS (Campo Grande e Corumbá); UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Dentro desse panorama de investigação colaborativa, o presente trabalho pretende contribuir com os estudos relativos à robótica educacional no âmbito da educação matemática, permitindo que se discuta sobre o uso das tecnologias intelectuais como instrumento de mediação capaz de ampliar funções cognitivas e operações mentais no processo de construção do conhecimento, fato que pode permitir questionamentos ao que está posto na literatura, enriquecendo-a.2.\tMetodologia   Foram organizados grupos colaborativos em escolas públicas envolvendo professores, alunos da graduação e pós-graduação e professores universitários, sob uma proposta para realização de uma prática de pesquisa colaborativa, na qual segundo Ibiapina (2008) tanto a produção de conhecimento quanto de desenvolvimento interativo da própria pesquisa, faz com que professores e pesquisadores produzam saberes compartilhando estratégias.Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação qualitativa, tendo em vista que os investigadores qualitativos em educação estão continuamente a questionar os sujeitos de investigação, com o objetivo de perceber aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem. Nessa perspectiva, acreditamos que esse tipo de investigação é o mais adequado para nosso estudo, considerando que pretendemos compreender como se dá o uso da robótica educacional no contexto da Educação Matemática. Além disso, pretendemos registrar o trabalho realizado com alunos e professores através de máquinas fotográficas e filmadoras, sistematizando e organizando todo o percurso da pesquisa via diário de pesquisa (BARBOSA, 2010).3.\tResultados e DiscussãoIniciamos o nosso trabalho refletindo o caráter epistemológico do uso da robótica na educação a partir de discussões em grupo sobre o livro A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática (PAPERT, 1999). Com o objetivo de compreendermos como se dá o Ensino da Matemática com o uso de artefatos robóticos, verificamos na base de dados da CAPES investigações concluídas sobre a presente temática, e em meio a seminários semanais pudemos debater os resultados dos respectivos trabalhos.  Ao final de cada apresentação, também realizamos montagem e programações de robôs com base nos temas abordados. A partir destas experiências, verificamos a pluralidade de possibilidades didático/pedagógicas da robótica educacional para o desenvolvimento de aulas capazes de ampliar a produção de significados de diversos conceitos matemáticos.4.\tConclusãoEspera-se ao lado das instituições que compõem o projeto OBEDUC/CAPES: UFMS (Campo Grande e Corumbá), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió), com o alcance da realização da pesquisa proposta, sob a égide do trabalho colaborativo, contribuir com a produção de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica visando subsidiar futuros estudos sobre essa área de investigação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TRABALHO COLABORATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_30_07_2014_17_55_24_idinscrito_1765_c74417253a071e684531b1edc0afe089.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDVANILSON"
    "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com"
    "autor_ies" => "FIP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

1. IntroduçãoA pesquisa em andamento integra o projeto OBEDUC, cujo olhar está direcionado à formação do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas, a reflexão desses professores acerca do trabalho didático/pedagógico e desencadear ações educativas voltadas para a sala de aula. O OBEDUC revela-se como projeto em rede entre três instituições: UFMS (Campo Grande e Corumbá); UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió). Dentro desse panorama de investigação colaborativa, o presente trabalho pretende contribuir com os estudos relativos à robótica educacional no âmbito da educação matemática, permitindo que se discuta sobre o uso das tecnologias intelectuais como instrumento de mediação capaz de ampliar funções cognitivas e operações mentais no processo de construção do conhecimento, fato que pode permitir questionamentos ao que está posto na literatura, enriquecendo-a.2. Metodologia Foram organizados grupos colaborativos em escolas públicas envolvendo professores, alunos da graduação e pós-graduação e professores universitários, sob uma proposta para realização de uma prática de pesquisa colaborativa, na qual segundo Ibiapina (2008) tanto a produção de conhecimento quanto de desenvolvimento interativo da própria pesquisa, faz com que professores e pesquisadores produzam saberes compartilhando estratégias.Esta pesquisa caracteriza-se como uma investigação qualitativa, tendo em vista que os investigadores qualitativos em educação estão continuamente a questionar os sujeitos de investigação, com o objetivo de perceber aquilo que eles experimentam, o modo como eles interpretam suas experiências e o modo como eles próprios estruturam o mundo social em que vivem. Nessa perspectiva, acreditamos que esse tipo de investigação é o mais adequado para nosso estudo, considerando que pretendemos compreender como se dá o uso da robótica educacional no contexto da Educação Matemática. Além disso, pretendemos registrar o trabalho realizado com alunos e professores através de máquinas fotográficas e filmadoras, sistematizando e organizando todo o percurso da pesquisa via diário de pesquisa (BARBOSA, 2010).3. Resultados e DiscussãoIniciamos o nosso trabalho refletindo o caráter epistemológico do uso da robótica na educação a partir de discussões em grupo sobre o livro A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática (PAPERT, 1999). Com o objetivo de compreendermos como se dá o Ensino da Matemática com o uso de artefatos robóticos, verificamos na base de dados da CAPES investigações concluídas sobre a presente temática, e em meio a seminários semanais pudemos debater os resultados dos respectivos trabalhos. Ao final de cada apresentação, também realizamos montagem e programações de robôs com base nos temas abordados. A partir destas experiências, verificamos a pluralidade de possibilidades didático/pedagógicas da robótica educacional para o desenvolvimento de aulas capazes de ampliar a produção de significados de diversos conceitos matemáticos.4. ConclusãoEspera-se ao lado das instituições que compõem o projeto OBEDUC/CAPES: UFMS (Campo Grande e Corumbá), UEPB (Campina Grande) e UFAL (Maceió), com o alcance da realização da pesquisa proposta, sob a égide do trabalho colaborativo, contribuir com a produção de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica visando subsidiar futuros estudos sobre essa área de investigação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.