O uso de tecnologias educacionais é imprescindível para a formação de um cidadão globalizado. A partir desse contexto, o estudo partiu da relação entre teoria e trabalho de campo no intuito de identificar de como as mídias digitais estão sendo utilizadas e inseridas na prática educativa. O trabalho baseou-se na abordagem qualitativa a qual exige do pesquisador uma autonomia crítica, sem perder de vista a rigorosidade e sistematização do trabalho científico. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Mário Oliveira Chaves, localizada no município de São João do Tigre - PB é o recorte espacial no qual ocorreu o trabalho de campo, tendo como sujeitos da pesquisa, os professores e alunos do Ensino Médio da referida instituição. O procedimento escolhido para desenvolver e nortear as etapas da pesquisa foi o chamado Estudo de Caso, que possibilitou a inserção do pesquisador em uma realidade social. Utilizou-se como suporte de análise dados quantitativos para confrontar os discursos e as práticas geradas em volta do uso dos recursos tecnológicos. Os dados expostos pelo estudo revelam as dificuldades que os professores possuem em utilizar as novas ferramentas tecnológicas no processo educativo. Além disso, notaram-se várias incoerências práticas no que diz respeito ao uso de certas tecnologias, sendo elas, as mais ligadas à internet. Desta forma, observou-se que a ausência ou precarização dos artefatos tecnológicos nas práticas pedagógicas banaliza o uso das mesmas e dificulta a construção de atividades educativas significativas para o desenvolvimento do aluno, tornando-as veículos meramente de relações sociais. Nesse sentido, nota-se o uso de tecnologias educacionais é um desafio para todos que fazem parte da escola.