Em maio de 2014 teve lugar em Parelhas/RN o III Festival Cultural da Escola Municipal Vereador Inácio Miranda dos Santos, cujo principal objetivo foi estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura nos alunos por meio de manifestações como o Cordel, a Embolada e o Hip Hop. O presente trabalho visa expor resultados desse evento, enfocando a atuação de alunos e professores do Curso de Letras da UFRN/CERES/Currais Novos que destacaram formas de lidar com a diversidade cultural através dessas manifestações. Durante os dois turnos do dia 24 de maio de 2014 foram apresentadas comunicações que perpassaram por diversas áreas: “O gênero charge em sala de aula”; “Uma infância vivida na cultura popular: experiências e criações”; “A paródia como processo de ensino”; “Cordel: da declamação à leitura em voz alta”; “Fabião das Queimadas, uma poesia da liberdade”; “Poéticas populares do Nordeste”; “Artes murais: projetos comunitários” e “A Importância de ler o mundo através do seu mundo”. Em forma de aulas interativas, estas intervenções situaram como espaço privilegiado a sala de aula e as artes populares, ressaltando sua importância no processo de ensino e destacando a escola como espaço sócio-cultural.