No momento atual, a inclusão escolar dos alunos surdos vem sendo um grande desafio para os educadores. Dessa forma, o objetivo principal da presente pesquisa é compreender os processos pedagógicos que facilitam a aprendizagem dos alunos surdos nas escolas regulares. Fizemos uma pesquisa qualitativa e como instrumentos metodológicos utilizamos observação in loco e uma entrevista semi-estruturada com uma aluna com surdez profunda, congênita, matriculada no oitavo ano em uma escola regular. A pesquisa de campo há ser realizada em 2014. O cenário da pesquisa foi uma escola publica de ensino fundamental no município de Campina Grande, Paraíba. Os resultados mostraram que a língua de sinais deve ser considerada pela sociedade ouvinte como a primeira língua dos surdos, assim como a presença de um interprete de línguas de sinais nas atividades pedagógicas e uma parceria da escola regular com uma instituição especializada na educação de surdos favorecem a inclusão dos alunos surdos nas escolas regulares. Portanto, a escola regular pode favorecer a aprendizagem dos alunos surdos no momento que ela realiza adaptações curriculares e combate velhos paradigmas construídos, ao longo da historia, em relação á educação de surdos.