Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE: DA LEGISLAÇÃO À PRÁTICA COTIDIANA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Nosso trabalho teve como objetivo refletir sobre a relação entre o que é estabelecido, legalmente, para formação inicial e continuada dos professores e como essa teoria tem sido efetivada no cotidiano, segundo as falas dos próprios professores. Para tanto, realizamos leituras de alguns documentos como a LDB (Lei nº 9.394∕96), o Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172∕01) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores (RESOLUÇÃO CNE∕CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002). Também buscamos orientação teórica nas obras de Neto & Santiago (2006), Tardif (2010) e Gatti (2011), dentre outros que realizam estudos e pesquisas nesta área. E também analisamos as respostas dadas ao questionário que aplicamos a onze professores do Mestrado Profissional em Formação de Professores, da Universidade Estadual da Paraíba, no primeiro semestre de 2013. Realizamos uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa. Utilizamos um questionário como instrumento de coleta de dados, aplicado a 50% da turma do Mestrado em Formação de Professores da UEPB (2013.1) e realizamos as discussões dos dados analisando-os a partir de uma descrição das respostas dadas ao questionário aplicado, em comparação às teorias propostas pelos pesquisadores que estudamos em nossa fundamentação teórica e os documentos que tivemos acessoa. As conclusões que pudemos chegar por meio do estudo realizado foram, dentre outras, que os discursos são coerentes e semelhantes. A Lei, os teóricos e pesquisadores, os profissionais em exercício defendem a mesma bandeira, mas por que seus ideais não se efetivam na prática? As pesquisas realizadas no país mostram que em alguns estados e municípios este ideal é efetivado, mas por que estas efetivações não deixam de ser locais e chegam a ser globais? A expansão destas práticas exitosas necessita atingir todo o país, as Leis precisam ser respeitadas e efetivadas. Os profissionais da educação precisam receber os investimentos necessários em forma de formação inicial e continuada, para então se sentirem preparados a darem conta de sua função tão complexa.

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