Neste artigo, objetivamos discutir o conto africano e suas possibilidades educativas no contexto escolar a partir da sala de aula, enfatizando a importância do conto no ensino de história e cultura africana e apontando para as possibilidades propostas na lei 10.639/2003. Neste sentido, a discussão se reporta a mostrar a importância do diálogo entre educação e literatura a partir do uso do conto como meio de aprendizagem dos saberes históricos e de nossa africanidade. Tomamos como referência os trabalhos desenvolvidos por SOLER-PONT (2009), BÂ (1982), FUCKNER (2013) e ARAÚJO (2013). Para empreendermos ressaltarmos os modos e maneiras de educar do conto ao ser introduzido no espaço educativo escolar. Nossa abordagem metodológica se pauta na pesquisa bibliográfica, onde a partir de um estudo que abordam o tema e análise de um conto africano, desenvolvemos nossas reflexões e proposta. Acreditamos, que ao ser introduzido na sala de aula o conto africano desenvolve novas possibilidade de conhecimento sobre a cultura africana na escola.