MELO, Samara Jacinto De et al.. Formação continuada : desafios e pespectivas. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7306>. Acesso em: 23/11/2024 23:03
Este artigo discute a relação entre a formação inicial dos professores de química do Estado da Paraíba e os saberes que norteiam sua prática docente, analisando a complexabilidade dos novos desafios pedagógicos para as escolas, onde os professores precisam aprender a gerenciar os vários espaços e a integrá-los de forma complexa, equilibrada e inovadora. Pois muitas instituições exigem mudanças dos professores sem dar-lhes condições para que as efetuem. O objetivo deste trabalho consiste em mostrar a realidade das escolas com relação formação dos professores e o distanciamento da formação acadêmica inicial, bem como destacar os vários desafios para a execução do processo ensino aprendizagem, onde muitas vezes, o s professores tem pouco ou nenhum conhecimento do conteúdo que ministram e veem na formação continuada a única opção para atualização dos conteúdos, sendo que estes esperam que só isso melhore ou resolva os problemas do ensino. A pesquisa foi realizada através da investigação por meio de questionário e entrevistas, com questões abertas e fechadas, onde foram entrevistados 36 professores da rede pública estadual Paraibana em diversos municípios. Os resultados indicam um grupo de profissionais da educação preocupados com a realidade atual do ensino, com objetivos, propostas e disposição para a melhoria do mesmo. Indica também a necessidade de formação continuada eficaz que possa promover um melhor acompanhamento das necessidades dos professores por parte do sistema educacional de ensino paraibano. Acredita-se, que os resultados obtidos poderão servir de embasamento para que se possa analisar a eficácia das formações continuadas , na forma como está sendo posto.