A temática da formação docente tem despertado o interesse de diversos pesquisadores preocupados com a educação. Passou-se a perceber a posição privilegiada ocupada pelo professor no sistema educacional e aspectos diversos passaram a ser investigados, dentre os quais, a formação inicial de professores. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a importância e relevância da formação inicial dos professores. Para tanto, a presente pesquisa, de natureza bibliográfica, baseia-se nas recentes contribuições de estudiosos como Tardif (2012), Miller (2013), Silva (2008) e Fiorentini; Souza e Melo (1998), bem como na perspectiva responsiva e ética própria dos estudos da área da Linguística Aplicada, exigida na modernidade recente em um mundo pós-moderno (Moita Lopes 2013). As pesquisas aqui apresentadas demonstram a importância de se preocupar constantemente com a formação docente visto o professor ocupar uma posição estratégica nos sistema educacional. A presente investigação permitiu-nos mergulhar na temática da formação docente e perceber o quanto é ampla e o quanto envolve aspectos diversos. Revisitar estudos da temática da formação docente, nos fez refletir sobre a importância e necessidade de se discutir a referida temática, uma vez que tais discussões e reflexões têm implicações diretas ao modo de como se conduz o ensino. A revisão da literatura pertinente nos apontou a necessidade de se refletir acerca das mudanças advindas do mundo pós- moderno e a consequente exigência da formação de um professor crítico, ético e responsivo. Apontou ainda a necessidade de uma formação que contemple os diferentes saberes no período de formação inicial, o que permitirá ao professor uma ampla formação e capacitação ao exercício da docência.