Este trabalho é fruto de discussões nas disciplinas do Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na UEPB, ele é de caráter bibliográfico. Ele visa refletir sobre pontos como a Formação Inicial e Contínua de Professores, ambas inseridas no Desenvolvimento Profissional de Professores, especificamente os de Matemática. Inicialmente é apresentado relatos históricos dessas formações, posteriormente, apontamos as contribuições que as Universidades podem oferecer aos professores da Educação Básica, para isso, é preciso um bom relacionamento entre formados de professores e formandos. Em seguida são destacados elementos que caracterizam o Desenvolvimento Profissional de Professores, neste item, inserimos comentários sobre os benefícios sobre os eventos de Formações de Professores, mas também, destacamos que o espaço privilegiado para a melhoria da prática do professor é a própria escola, isto é, quando as formações acontecem no próprio ambiente escolar. Por último, trazemos em cena a Formação de Professores de Matemática, escolhemos iniciar com uma breve discussão sobre o modo como eram os primeiros cursos de Licenciatura em Matemática, isto é, os formadores de professores se preocupavam apenas com a Matemática pura, desprezando aspectos pedagógicos. Ressaltamos a importância da articulação entre as disciplinas pedagógicas e as de conhecimentos específicos. Enfim, discutimos sobre algumas vantagens do trabalho desenvolvido sob a forma de colaboração, pois os professores passam a produzirem conhecimentos a partir da reflexão colaborativa, eles discutem textos de teóricos do meio educacional, depois fazem articulação entre teoria e prática, posteriormente produzem ferramentas aplicáveis para a melhoria do ensino e, em uma segunda etapa socializam as experiências vivenciadas no cotidiano escolar.