Em universidades gerir o conhecimento nela produzido e/ou articular as informações disponibilizadas em meios exteriores à instituição, torna-se mais difícil do que o comum, aumentando, sensivelmente, a complexidade do seu gerenciamento, especialmente, se for considerado que o espaço acadêmico se consolida através da criatividade dos indivíduos no modo de fazer e inovar, da autonomia do pensamento e da diversidade. Numa Instituição de Ensino Superior, torna-se ainda mais evidente a relevância deste tema, pois administrar o conhecimento representa desenvolvimento da comunidade acadêmica e, consequentemente, desenvolvimento da sociedade. Entretanto o avanço da tecnologia trouxe mecanismos e ferramentas que, se bem utilizadas, podem agregar valor ao conhecimento a ela associado beneficiando sua gestão, tais como a criação de Repositórios Institucional (RI), ferramenta que viabiliza o depósito digital da produção intelectual, científica, literária e cultural, em uma única plataforma, com acesso livre. Esta ferramenta potencializa a preservação e disseminação dos saberes produzidos pela Instituição. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo viabilizar a implantação do Repositório Institucional identificando os meios e formatos mais adequados à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), de forma disseminar e qualificar a produção científica, literária e cultural da Universidade. Com a utilização de Pesquisa Aplicada de Engajamento, será realizado levantamento de dados, descrição e reconhecimento do lócus de pesquisa, dos sujeitos envolvidos e a identificação das necessidades e anseios da comunidade acadêmica para a disseminação dos conhecimentos e saberes por ela produzidos. A pesquisa aplicada é uma pesquisa acadêmica que transcende a reflexão teórica e propõe uma intervenção prática. Assim, esta é uma proposta de intervenção para aprimoramento, fortalecimento e estruturação da disseminação do conhecimento produzido pela UNEB e seus membros. Portanto, a imersão no contexto estudado é inevitável. O total envolvimento do pesquisador, o envolvimento de membros da comunidade e a interlocução do pesquisador com diferentes áreas e setores da Universidade. O engajamento pressupõe a apropriação, pelo pesquisador, da ‘realidade’ local, da problemática, para que a partir do referencial teórico possa desenvolver uma proposta de intervenção específica – aplicada. Permite a interação de conhecimentos científicos, com saberes empíricos, provoca a transformação e ressignificações dos conhecimentos já concebidos. É um processo de amadurecimento mútuo, do pesquisador e do pesquisado, pois requer um imbricamento no ‘fazer’ da pesquisa. Assim entende-se que a pesquisa aplicada de engajamento provoca a reflexão sobre as questões abordadas, suscita o surgimento do ‘novo’, intervém cientificamente no contexto estudado e, especialmente, estimula o pesquisado a sair da acomodação, ampliando suas possibilidades de ações e atuações, suas potencialidades.Com implantação e utilização do Repositório Institucional, pretende-se preservar a memória da produção acadêmica, literária e cultural da Instituição. Fortalecer a disseminação, uso e reuso dos conhecimentos e saberes produzidos na Universidade, com a disponibilização do acervo em acesso livre. Fomentar o surgimento de novos conhecimentos e ressignificações. Estes resultados beneficiam o fortalecimento da ciência realizada na Instituição e, por consequência, contribui para melhoria da avaliação institucional, pois se caracteriza como forma de representação tangível da qualidade e acesso às suas pesquisas, saberes produzidos e seus resultados.