IntroduçãoOs portfólios como metodologia de formação docente trazem um exercício continuado e crítico de construção de conhecimento acerca dos saberes específicos da profissionalidade. Eles permitem a compreensão de dimensões formativas que ocorrem intrinsecamente à construção do portfólio e que, estando presentes no ambiente de trabalho, necessitam ser sistematizados e evidenciados na proposta formativa. A formação docente em serviço deve evidenciar as diversas dimensões que contribuem para o desenvolvimento profissional e construção da identidade docente em uma articulação dinâmica e coerente. O currículo, a didática, o projeto político pedagógico, a cultura escolar, os conhecimentos gerados no cotidiano da sala de aula, a reflexão sobre a prática, o movimento teoria-prática, a avaliação, o compromisso ético e político com a educação, as experiências culturais, os princípios gerais adotados pela secretaria de educação são dimensões de formação docente que, analisadas numa perspectiva sincrônica e dialética, promovem direção e intenção ao processo formativo. A conscientização das especificidades de cada dimensão da formação, de sua interação e coocorrência conduz o professor a uma formação integral. Objetivo A pesquisa tem por objetivo utilizar-se da metodologia de portfólios na formação continuada em serviço a fim de proporcionar ao professor da rede pública de ensino desenvolvimento profissional em múltiplas dimensões, sincronicamente entrelaçadas, permitindo uma trajetória profissional e envolvendo o professor como co-pesquisador.MetodologiaA pesquisa qualitativa, realizada no espaço de formação de uma escola pública da rede municipal de ensino em São Paulo, utiliza-se dos seguintes procedimentos metodológicos: construção de portfólios de formação docente contendo histórias de vida, narrativas da trajetória profissional, projeto político-pedagógico; análise de documentos da Secretaria Municipal de Educação sobre formação docente em serviço; e entrevista com os professores e coordenadores envolvidos na pesquisa.Resultados Os resultados mostram a construção de uma trajetória profissional que se desenvolve na instituição escolar. A identidade profissional se consolida com a compreensão das múltiplas dimensões abordadas na elaboração dos portfólios de formação docente. Evidencia-se também um trabalho colaborativo em que professores e coordenadores interagem concretizando projetos pessoais e institucionais. ConclusãoA metodologia de portfólios na formação docente em serviço conscientiza o professor da coocorrência e relações dialéticas das dimensões formativas. Ao se estabelecer intenção, direção, reflexão e continuidade na gestão da própria formação contribui-se para o desenvolvimento profissional docente.