RESUMOO presente artigo aborda sobre o Educador Infantil e o processo formativo na construção de “atores reflexivos” da prática pedagógica. O trabalho pedagógico exige outro patamar profissional que conheça a realidade, que saiba intervir com coerência e considere as diversidades culturais da sala de aula, construindo assim, uma competência profissional. Considerando um perfil de Educador pautado numa formação de ação e reflexão, nesses termos este trabalho buscou investigar as concepções dos professores sobre o caderno de registro e o professor reflexivo. Para aprofundamento deste estudo foi utilizado o referencial teórico de Nóvoa (1992), Brasil (1999), Freire (1999) e outros. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, a partir de observação participativa, subsidiada por instrumentos como entrevista e diário de campo. Contudo, este estudo vem favorecer ao professor uma visão construtiva e reflexiva de sua prática educativa, tornando sua atuação como objeto para a reflexão. O Caderno Registro é um instrumento de reflexão fundamental que favorece o percurso da formação, seja pessoal ou profissional. É por meio dele que o professor vai romper a distância que existe entre o fazer e o registrar, o professor se tornará um profissional compromissado, voltado à realidade a ser vivenciada na sua escola, por meio de um trabalho reflexivo e crítico sobre sua prática e de sua construção de identidade pessoal e profissional, em interação mútua.Palavras-chave: Educador infantil. Atores reflexivos. Prática pedagógica.