Nas duas últimas décadas, a educação foi marcada por um movimento que visa à inclusão de pessoas com necessidades especiais nas escolas de ensino regular, denominada de Educação Especial. Com a criação de novas alternativas para a Educação Especial o computador abre um leque de oportunidades, principalmente para os indivíduos denominados de “deficientes”, nesse contexto os jogos educacionais são considerados um recurso que desenvolve como também, permite a interação e a inclusão de pessoas com necessidades especiais tanto na escola quanto na sociedade. O principal objetivo dessa pesquisa é estudar e propor através da aplicação de jogos educacionais de computador, uma metodologia que contribua para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Especial. Tendo propósito de contribuir para a prática pedagógica, no auxilio metodológico dos professores da Educação Especial viabilizando a aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais por meio dos jogos educativos de computador. Para produção desta pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico com o objetivo de obter uma fundamentação por meio de materiais já publicados a respeito do tema a ser tratado Para a construção desta pesquisa delineou-se um estudo de caso, que explora situações cujas limitações não são claras e descreve um contexto feito em determinada investigação. A aplicação pedagógica e prática desse estudo foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Patos – PB. Os jogos educacionais aplicados aos alunos foram selecionados de forma a atender as principais necessidades dos alunos, priorizando a facilidade de interação destes com o computador, sua dinâmica, praticidade e clareza. Segundo esses resultados, a aplicação dos jogos de computador na educação de crianças com NEE, é muito importante, pois facilita o desempenho das mesmas no processo de ensino-aprendizagem. Após o conhecimento dos resultados obtidos com esta pesquisa, é evidente que a aplicação de jogos educativos de computador no processo de ensino-aprendizagem de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) é de grande importância, além dos desafios lançados para todos os indivíduos envolvidos nesse procedimento e o melhor desempenho significativo dos participantes da pesquisa, através das contribuições positivas deixadas a partir da utilização dos jogos de computador como metodologia pedagógica na Educação Especial.