O presente trabalho avalia a relação dos programas institucionais de bolsa com a formação ambiental nos cursos de graduação, tendo por base um estudo de caso conduzido a partir da realidade UFRPE. Desenvolvida a partir de uma análise documental, a pesquisa envolveu o levantamento de experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão divulgadas entre os anos de 2010 e 2012 no maior evento promovido pela instituição, com base nos seguintes indicadores, observados nos dados institucionais dos autores dos trabalhos: unidade acadêmica de origem, vinculação a programas institucionais e caracterização desses programas. Mediante os dados obtidos e analisados, o estudo conclui que a formação ambiental na educação superior tem se mostrado como um processo que segue por entre dificuldades e possibilidades, tendo nos programas institucionais uma via para a concretização das orientações trazidas nos documentos que norteiam a inserção da Educação Ambiental no ensino superior, a exemplo do PIBID e do de Bolsas de Extensão da UFRPE, os quais têm sido mais expressivos em termos de inserção dos bolsistas na formação ambiental.