OS FANTASMAS DA PÓS-AUTONOMIA
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Ludmer não abre mão do posicionamento político articulado à leitura dos objetos (GERBAUDO, 2013), demonstrando uma série de compromissos no âmbito teórico-crítico para o que ali se projeta como um futuro. Aquele seminário emerge como ponto fundamental de uma trajetória crítica que começava a desenhar-se e que nos anos 2000 culminaria em sua discussão sobre a pós-autonomia (LUDMER 2007; 2010). Nele já figuravam traços da crítica que praticará depois, especialmente em relação à inseparabilidade da arte e da política e à abertura do olhar para além dos limites das esferas disciplinares. Nesse sentido, a pós-autonomia não corresponderia ao polo dicotômico da autonomia – o oposto da autonomia é a heteronomia, ensinara Adorno (1982) –, constituindo-se, por sua vez, a partir de um vínculo (cuja lógica e estatuto ainda precisariam ser determinados) entre as noções de sujeito e arte autônomos e seu Outro, espécie de inflexão cuja abertura à imaginação procura aproximar da linguagem estratégias de “estranhamento” para a crítica e a leitura de arte, cultura, história e do mundo. Esta comunicação analisa como certos espectros oriundos de diferentes articulações teóricas (Derrida, Lacan, Hardt, Negri, Jameson, Virno) aparecem na crítica pós-autônoma e quais as relações implicadas no movimento de aproximação e distanciamento desses referenciais no pensamento de Ludmer." 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