Tendo em vista a atual dificuldade para ministrar o conteúdo de Botânica no ensino médio de forma que os alunos o absorvam o satisfatoriamente, diversos autores recomendam que sejam utilizadas propostas didáticas diferenciadas como forma de aprendizado e fixação do conteúdo, visto que estas despertam curiosidade pela temática e trabalham outros valores importantes na formação do aluno. Neste sentido, a implantação de um jardim didático, por exemplo, constitui-se como um importante recurso para despertar o interesse do aluno, desenvolver níveis diferentes de experiência na área de Botânica, enriquecer sua personalidade em sala de aula e ainda simbolizar um instrumento pedagógico que leva o aluno à condição de construir, interagir e adquirir novos conhecimentos. Assim, foi desenvolvida, como proposta pedagógica, a implantação de um jardim didático com alunos de 2º ano de uma escola de ensino médio integral na cidade de Parnaíba, norte do Piauí, com o intuito de observar características morfológicas de diversas espécies do grupo das Angiospermas, além de classificá-las, atrelando desta maneira a teoria à prática. Este trabalho revelou que as propostas didáticas diferenciadas desempenham papel importante no desenvolvimento e na construção do conhecimento dos alunos e, sobretudo, destacou-se a necessidade de uma escolha criteriosa da metodologia empregada nas aulas de Botânica que considere a heterogeneidade de elementos que possam ser correlacionados com o cotidiano dos próprios alunos. Por fim, verificou-se que este trabalho contribuiu para a ampliação da produção de conhecimentos nessa escola vislumbrando, portanto a melhoria nos níveis de aprendizado no ensino de Botânica. Dessa maneira, o conhecimento descritivo, junto ao prático e ao cotidiano, melhora os níveis de aprendizado dos alunos.