Durante muito tempo, a matemática sempre foi vista como um grande caos da aprendizagem pela maior parte da população escolar e pela maioria dos educadores de outras áreas do conhecimento, por se tratar de uma área abstrata e difícil de compreender suas teorias de modo a aplicá-las na prática. Nesse sentido, é preciso reconhecer que toda essa dificuldade requer um maior interesse e dedicação por parte dos que fazem essa área, no sentido de explorarem caminhos que convirjam para o sucesso na aquisição de saberes que facilite a interpretação dos teoremas e problemas por ela descritos, fazendo com que a beleza que existe nessa área seja vista com novas perspectivas em todo o ambiente educacional. Diante dessa proposta, o presente estudo, vem investigar a importância da Estatística no cotidiano escolar e os recursos digitais: interação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem da matemática, analisando, de maneira específica, sobre a educação matemática e seus desafios no ensino médio, o ensino da área através dos recursos digitais, a importância e a utilização de tais recursos como forma de interação para o ensino e aprendizagem da matemática e a Estatística no cotidiano escolar: influência e relevância para a formação social, de modo que reconheçamos as principais dificuldades que possivelmente causem toda essa problemática, conduzindo ao desestímulo e insatisfação em aprender os requisitos básicos que compõem as aplicações matemáticas no cotidiano escolar e na vida e refletindo sobre as ações que possivelmente sejam capazes de alavancar outros rumos no que diz respeito aos desafios enfrentados pelos jovens no mundo atual.