Ao longo da história da humanidade a sala de aula e a formação do professor passaram por diversas mudanças que caminham juntas com os avanços da sociedade. Pensar o ensino de Arte e Matemática sobre uma perspectiva interdisciplinar implica (re)pensar a formação do atual e do futuro professor, os quais também necessitam andar juntos com as mudanças impostas para a vida em sociedade. Desta forma, este projeto propõe-se a pesquisar e conhecer o trabalho desenvolvido por professores da Educação Básica na busca por identificar situações de aprendizagem em que os conteúdos curriculares possam ser trabalhados de forma interdisciplinar, especificamente entre as áreas de Arte e Matemática, bem como, identificar as tendências metodológicas dos futuros professores, estudando as possibilidades do trabalho interdisciplinar com 60 professores (20 professores de Arte e 40 professores de Matemática) de 20 escolas da rede pública de ensino da Cidade do Rio Grande – RS e de 60 acadêmicos dos cursos de licenciatura dos referidos cursos, bem como analisar livros didáticos e identificar propostas interdisciplinares para o trabalho docente. Através do trabalho será possível mapear propostas interdisciplinares e futuramente contribuir no processo de formação de professores. Atualmente, a pesquisa com os professores da Educação Básica e com os acadêmicos dos cursos de licenciatura está sendo realizada por meio da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, tendo como estratégia metodológica da análise dos dados a da pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Com esta pesquisa, buscando estudar o processo de construção e compreensão da didática interdisciplinar na formação inicial e continuada de professores das áreas de Arte e Matemática, pretendemos promover um espaço de reflexão, no qual o compartilhamento de ideias poderá configurar um novo pensar metodológico entre os sujeitos. Acreditamos que a estas duas áreas do saber, trabalhadas de forma interdisciplinar, podem andar juntas no processo de aprendizagem fazendo da escola um espaço cooperativo entre seus professores, os quais poderão assumir uma atitude investigativa e desafiadora sobre seus fazeres e saberes. No coletivo poderão aprender a construir significados, formas de expressão e representação de conhecimentos numa relação de interações que lhes permita dar visibilidade aos espaços de convivência, sejam no grupo, na escola ou na comunidade. Desta forma, conhecer o trabalho desenvolvido pelos professores da educação básica, permite fazer com que os futuros professores tornem-se ainda mais capacitados para atuar em seu futuro campo de atuação, uma vez que terá a possibilidade de conhecer este ambiente ainda em seu processo de formação e consequentemente beneficiará a escola toda a comunidade.