Com base no índice de reprovação e evasão na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I, oferecida no curso de Licenciatura em Matemática, no 3º período, na Universidade Federal de Pernambuco – Núcleo de Formação Docente – Centro Acadêmico do Agreste e nos relatos dos discentes desta universidade em relação às dificuldades encontradas pelos mesmos durante esta disciplina, este trabalho surgiu com o objetivo de analisar se existia relação entre o desempenho dos alunos em Cálculo Diferencial e Integral I e o desempenho dos mesmos em questões que abordaram algumas habilidades matemáticas. A pesquisa se desenvolveu a partir da coleta dos dados, com 15 alunos (os presentes) da turma 2013.2 do referido curso, por meio de um teste aplicado contendo cinco questões subjetivas, extraídas e adaptadas das provas das Olimpíadas Brasileira de Matemática, com o intuito de verificar algumas habilidades em relação à matemática, sendo elas: habilidade de generalizar, o raciocínio indutivo, perceber ausência de informação necessária para resolver problema e estratégia de resolução que reduz procedimento na solução do problema. Ao final analisamos os resultados do teste e o desempenho dos alunos na referida disciplina, comparando-os. Com base nesta análise concluiu-se que no caso desta turma essas habilidades não foram fator relevante para o desempenho desses alunos, porém, não sabemos a metodologia abordada pelo professor nem tampouco à forma de avaliação utilizada durante este curso. Sabendo que o desempenho não depende exclusivamente do fator habilidade matemática, entendemos como uma possível explicação para esse resultado o método avaliativo utilizado pelo professor, este pode ter exigido apenas cálculos mecânicos, sendo assim, relevante para o desempenho à destreza e o hábito de resolver problemas semelhantes, todavia não tivemos oportunidade de analisar as avaliações.