O Ensino Médio deve auxiliar na formação de um cidadão, por isso, torna-se necessário o estudo articulado da geografia com os recursos cinematográficos. O cinema é uma fonte de cultura e informação e pode ser utilizado como um laboratório de análise do espaço, do tempo, da sociedade, funciona também como ferramenta para exercitar a observação e escrita, onde os alunos possam relacionar, interagir e trocar experiências sobre assuntos, a realidade e a ficção. Portanto, é perceptível que ao utilizar os recursos cinematográficos, existe uma maior autônima, onde o aluno passa a se enxergar como construtor do conhecimento. Frente a isso, esse trabalho teve como objetivos realizar análises sobre os conteúdos curriculares do ensino médio, relacionando com os filmes, documentários e vídeos; produzir documentários e desenvolver a aprendizagem a partir da cinematografia geográfica, realizando a interação dos conteúdos de sala de aula com o cinema. Esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, que funciona com o ProEMI, na cidade de Campina Grande, PB, nesse projeto deu-se ênfase as disciplinas de Geografia, História, Biologia, Língua Portuguesa e Artes e aos macrocampos de Comunicação, Cultura Digital e Uso das Mídias; Leitura e Letramento; e Produção e Fruição das Artes, desta forma, seguiu-se o proposto pelo Documento Orientador do ProEMI (2013). Como primeira etapa, ocorreu o desenvolvimento dos conteúdos e atividades programados para o ensino médio inovador, depois se selecionou os filmes, vídeos e documentários. Pronta esta etapa, ocorreu à exibição cinematográfica a cada término de unidade, produção de documentários realizados pelos alunos e as análises importantes na aprendizagem A práticas realizadas demonstraram que os alunos desenvolveram a criticidade de relacionar os assuntos das aulas com os filmes, vídeos e documentários e desenvolveram o olhar crítico, cientifico e pesquisador na cinematografia, onde os educandos puderam identificar e analisar a mensagem acadêmica que os filmes, documentários e vídeos, os discentes, também, realizaram atividades escritas diversas (redações, gibis, exercícios de aplicação, resumo, fichamentos), produziram documentários e utilizaram dos instrumentos e ferramentas de mídia impressa, virtual e audiovisual.