Este trabalho é um recorte textual de uma pesquisa monográfica intitulada “Violência escolar e relações de gênero” realizada em 2013. Situou-se no âmbito teórico das relações de gênero e discute a importância da adoção do conceito de gênero pelo educador que leciona nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivou-se identificar a concepção de gênero no discurso de uma docente que lecionava no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada no município de Garanhuns, Pernambuco. A montagem do corpus e os procedimentos de análise qualitativa seguiram as orientações metodológicas da etnografia escolar, conforme André (1995). Os instrumentos da pesquisa foram: observação participante e entrevista semiestruturada. Este estudo teve duração de um mês e vinte e dois dias. A análise dos dados apontam que o conceito de gênero abordado pela docente investigada distancia-se do apresentado pela literatura, bem como sua prática ainda apresenta limitações para a desconstrução dos estereótipos de gênero, impedindo maiores reflexões de que as desigualdades econômicas, políticas e sociais existentes entre homens e mulheres não são, simplesmente, produtos de suas diferenças biológicas, mas, sim, construções resultantes das relações sociais (SANTOS; BUARQUE, 2003, p. 1), relações essas desiguais, que definem os papéis que homens e mulheres irão desempenhar na sociedade, criando uma hierarquia entre ambos.Para além disso, os dados sinalizam a necessidade de a escola, mas especificamente, o educador problematizar o conceito de gênero, com o propósito de valorizar as múltiplas subjetividades constituintes no ambiente escolar e intervir de maneira mais eficaz na promoção de uma escola com equidade de gênero.