O Brasil é um país marcado por diferenças étnico-raciais, que existem desde a sua descoberta e perduram até os dias atuais, porém mesmo após a implementação da lei 10.639/2003 é possível identificar dificuldades quanto a aplicação do ensino referente a história afro-brasileira no país. Assim, o presente artigo objetiva desenvolver uma revisão teórica acerca das dificuldades encontradas pelas escolas em apresentar e desenvolver projetos que englobem questões relativas a cultura e história afro-descentente, vislumbrando-se apreender as dificuldades em relação à temática da afro descendência que envolvem o ambiente escolar, o corpo docente e sua capacitação frente as disciplinas e a comunidade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) entre os anos de 2009 a 2013. Na coleta de dados foram utilizados os presentes descritores: “Educação and Relações Étnico-raciais” e “Educação and Cultura Afrobrasileira” sendo considerados os seguintes critérios de refinamento: artigos publicados em português, exclusão de textos coincidentes, que não disponibilizassem o conteúdo completo e que não fizessem referência direta ao tema. Os resultados identificaram problemas em relação ao método adotado nas instituições frente à preparação e esclarecimento de levar aos estudantes a igualdade entre as pessoas de diferentes modos de ser e cores de pele. As consequências quanto a isso podem ser o não saber e a não valorização da história e da cultura afro. Constata-se a necessidade de preparo e esclarecimento dos objetivos da lei aos professores, com uma maior carga horária de capacitação, para que seu arcabouço teórico e metodológico se enriqueça e assim criem-se meios e técnicas para lidar melhor com o assunto.