Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES QUANTO A DEBATES NA ESCOLA ACERCA DA CULTURA AFROBRASILEIRA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CULTURA AFRO BRASILEIRA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7093
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 4501
    "titulo" => "DIFICULDADES QUANTO A DEBATES NA ESCOLA ACERCA DA CULTURA AFROBRASILEIRA"
    "resumo" => "O Brasil é um país marcado por diferenças étnico-raciais, que existem desde a sua descoberta e perduram até os dias atuais, porém mesmo após a implementação da lei 10.639/2003 é possível identificar dificuldades quanto a aplicação do ensino referente a história afro-brasileira no país. Assim, o presente artigo objetiva desenvolver uma revisão teórica acerca das dificuldades encontradas pelas escolas em apresentar e desenvolver projetos que englobem questões relativas a cultura e história afro-descentente, vislumbrando-se apreender as dificuldades em relação à temática da afro descendência que envolvem o ambiente escolar, o corpo docente e sua capacitação frente as disciplinas e a comunidade.  Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) entre os anos de 2009 a 2013. Na coleta de dados foram utilizados os presentes descritores: “Educação and Relações Étnico-raciais” e “Educação and Cultura Afrobrasileira” sendo considerados os seguintes critérios de refinamento: artigos publicados em português, exclusão de textos coincidentes, que não disponibilizassem o conteúdo completo e que não fizessem referência direta ao tema. Os resultados identificaram problemas em relação ao método adotado nas instituições frente à preparação e esclarecimento de levar aos estudantes a igualdade entre as pessoas de diferentes modos de ser e cores de pele. As consequências quanto a isso podem ser o não saber e a não valorização da história e da cultura afro. Constata-se a necessidade de preparo e esclarecimento dos objetivos da lei aos professores, com uma maior carga horária de capacitação, para que seu arcabouço teórico e metodológico se enriqueça e assim criem-se meios e técnicas para lidar melhor com o assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CULTURA AFRO BRASILEIRA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_47_19_idinscrito_4501_c1c9b1891e485ee6ae05824d8b33ebd8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA CABRAL DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA LIMA"
    "autor_email" => "lorena_cabraldelima@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7093
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 4501
    "titulo" => "DIFICULDADES QUANTO A DEBATES NA ESCOLA ACERCA DA CULTURA AFROBRASILEIRA"
    "resumo" => "O Brasil é um país marcado por diferenças étnico-raciais, que existem desde a sua descoberta e perduram até os dias atuais, porém mesmo após a implementação da lei 10.639/2003 é possível identificar dificuldades quanto a aplicação do ensino referente a história afro-brasileira no país. Assim, o presente artigo objetiva desenvolver uma revisão teórica acerca das dificuldades encontradas pelas escolas em apresentar e desenvolver projetos que englobem questões relativas a cultura e história afro-descentente, vislumbrando-se apreender as dificuldades em relação à temática da afro descendência que envolvem o ambiente escolar, o corpo docente e sua capacitação frente as disciplinas e a comunidade.  Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) entre os anos de 2009 a 2013. Na coleta de dados foram utilizados os presentes descritores: “Educação and Relações Étnico-raciais” e “Educação and Cultura Afrobrasileira” sendo considerados os seguintes critérios de refinamento: artigos publicados em português, exclusão de textos coincidentes, que não disponibilizassem o conteúdo completo e que não fizessem referência direta ao tema. Os resultados identificaram problemas em relação ao método adotado nas instituições frente à preparação e esclarecimento de levar aos estudantes a igualdade entre as pessoas de diferentes modos de ser e cores de pele. As consequências quanto a isso podem ser o não saber e a não valorização da história e da cultura afro. Constata-se a necessidade de preparo e esclarecimento dos objetivos da lei aos professores, com uma maior carga horária de capacitação, para que seu arcabouço teórico e metodológico se enriqueça e assim criem-se meios e técnicas para lidar melhor com o assunto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CULTURA AFRO BRASILEIRA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_10_47_19_idinscrito_4501_c1c9b1891e485ee6ae05824d8b33ebd8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENA CABRAL DE LIMA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LORENA LIMA"
    "autor_email" => "lorena_cabraldelima@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O Brasil é um país marcado por diferenças étnico-raciais, que existem desde a sua descoberta e perduram até os dias atuais, porém mesmo após a implementação da lei 10.639/2003 é possível identificar dificuldades quanto a aplicação do ensino referente a história afro-brasileira no país. Assim, o presente artigo objetiva desenvolver uma revisão teórica acerca das dificuldades encontradas pelas escolas em apresentar e desenvolver projetos que englobem questões relativas a cultura e história afro-descentente, vislumbrando-se apreender as dificuldades em relação à temática da afro descendência que envolvem o ambiente escolar, o corpo docente e sua capacitação frente as disciplinas e a comunidade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada através da base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) entre os anos de 2009 a 2013. Na coleta de dados foram utilizados os presentes descritores: “Educação and Relações Étnico-raciais” e “Educação and Cultura Afrobrasileira” sendo considerados os seguintes critérios de refinamento: artigos publicados em português, exclusão de textos coincidentes, que não disponibilizassem o conteúdo completo e que não fizessem referência direta ao tema. Os resultados identificaram problemas em relação ao método adotado nas instituições frente à preparação e esclarecimento de levar aos estudantes a igualdade entre as pessoas de diferentes modos de ser e cores de pele. As consequências quanto a isso podem ser o não saber e a não valorização da história e da cultura afro. Constata-se a necessidade de preparo e esclarecimento dos objetivos da lei aos professores, com uma maior carga horária de capacitação, para que seu arcabouço teórico e metodológico se enriqueça e assim criem-se meios e técnicas para lidar melhor com o assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.