Essa comunicação noticia pesquisa de Mestrado em andamento, cujo foco é a relação entre políticas educacionais voltadas à Educação Infantil e a maneira como gênero aparece – ou é silenciado – nas reflexões das docentes desse nível de ensino. Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) serão estudadas e debatidas com o objetivo de apurar como – e se – as questões de gênero aparecem nesses documentos oficiais, nas suas indicações em relação ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas escolas.Por outro lado, será debatido com educadoras de uma escola de Educação Infantil no município de Juiz de Fora (MG) como elas entendem e se apropriam – ou não – do debate das relações de gênero nas suas práticas pedagógicas, a partir ou a despeito dos documentos citados. A metodologia adotada para tal intento se dará na dinâmica de grupos focais, em que serão realizados encontros de debate sobre as orientações contidas nas políticas citadas. De posse do que ditam ou mencionam as instruções oficiais e com a coleta do material de reflexão das docentes obtidas a partir do grupo focal, debateremos aproximações e distanciamentos entre as práticas pedagógicas e as políticas públicas, a partir de referenciais teóricos que prezam a igualdade de gênero, numa perspectiva feminista.