Este trabalho resulta de uma reflexão acerca da transição do aluno entre Ensino Médio para o Ensino Superior (no Curso de Licenciatura em Geografia) e seu retorno à sala de aula na condição de professor. Dessa forma, partimos da necessidade de constituir uma sistematização do conhecimento geográfico que possibilite a fixação objetiva do que foi desenvolvido no Ensino Médio e Acadêmico, isto posto, no intuito de contribuir na formação de um espírito investigativo por parte do aluno que transita do Ensino Médio para o Ensino Superior, analisando-os a luz da experiência construída a partir da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Geografia. Buscou-se a partir do trabalho realizado, além da aproximação com as práticas docentes, tanto na teoria quanto na prática, contribuir para a reflexão sobre o ensino de Geografia e a formação do professor. Metodologicamente, se trata de uma pesquisa qualitativa, fundamentada em referencial teórico especializado, observações in loco e participação, quer seja na regência dos estágios quer mediante intervenção/colaboração nas aulas do professor Supervisor do PIBID, que vem possibilitando realizar uma leitura mais aprofundada da Geografia Escolar e da escola.