O número está presente na vida da criança desde cedo, seja em uma música, historinha, brincadeira ou no contexto familiar e social. Com o passar do tempo, a criança vai compreendendo e dando sentido à representação simbólica dos números, como também às operações que podem ser realizadas com eles. A escola é o principal ambiente no qual a criança aprende a desenvolver as principais habilidades aritméticas. Para isso, é necessário que o professor use metodologias que promovam o desenvolvimento destas habilidades. O objetivo deste estudo foi discutir; a partir de algumas bibliografias que abordam e de autores que discutem o tema, como se dá o desenvolvimento das habilidades matemáticas na criança do Ensino Fundamental – séries iniciais. Utilizou-se como principais teóricos Piaget(1986), Vygotsky(1989), Kamii(1998) Smole(2000;2001) Bastos (2008), Dias e Seabra (2013). Torna-se de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem compreender o aspecto cognitivo que envolve o desenvolvimento da criança na aprendizagem matemática para o educador trabalhar as atividades conforme a necessidade real de cada educando.