Este trabalho apresenta análises resultantes de uma pesquisa proveniente das atividades de monitoria desenvolvida na disciplina Sociologia da Educação. Objetivou-se analisar as concepções que os alunos do curso de Pedagogia têm acerca da contribuição da disciplina Sociologia da Educação para a formação do pedagogo/docente. Indagou-se sobre: Os alunos do Curso de Pedagogia consideram (ou não) importantes os conteúdos ministrados na disciplina Sociologia de Educação para a formação do professor? A compreensão dos estudantes sobre essa importância se altera na medida em que avançam no curso? Como aporte teórico utilizou-se autores como: Canário (2006), Durkheim (2011), Libâneo (2000), Pimenta (2004), Rios (2004) Sacristan e Gomez (1998).Tal estudo ancorou-se nos princípios da pesquisa qualitativa e adotou como instrumento de coleta de dados um questionário com dez perguntas que foi aplicado junto a três turmas de estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cajazeiras, os quais se encontravam em semestres diferentes no curso: 3º, 5º e 8º períodos. Após esta fase procedeu-se pela constituição de uma amostra composta por trinta questionários selecionados via sorteio simples, sendo 10 de cada turma. As análises dos dados evidenciam que os estudantes de pedagogia vão consolidando sua compreensão acerca da importância da disciplina Sociologia da educação em um processo gradativo, ao passo que estes estudantes demonstram em suas repostas que tal disciplina situa o estudante de pedagogia a respeito do contexto sócio educacional, fazendo-o enxergar as relações existentes entre os modelos de sociedade e de educação e as implicações desta para com a prática docente.