O currículo precisa refletir as necessidades e as exigências da vida social, concentrar-se na produção do saber e no desenvolvimento da consciência crítica e valorizar a cultura popular, a experiência e os conhecimentos prévios dos alunos e o saber do senso comum como base para a construção social do conhecimento, ou seja, a aprendizagem (Andrade, 2003). Neste prisma, não é difícil encontrar-se um relativo conjunto de opiniões a respeito da crítica situação educacional brasileira. Uma educação que continua distante daquilo que realmente se pretende formar: um cidadão que atue e transforme o mundo em que vive. Para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos diferentes conteúdos com os quais a criança se defronta, é preciso uma organização do trabalho educativo que reflita as suas necessidades, para que esta experimente isso na escola e saiba lidar com diversas situações. Deve fazer parte do currículo escolar não só a aproximação do aluno à escola, mas também da sua própria vida. Para tal pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como fundamentação teórica. Ao final, concluiu-se que, o professor, bem como toda a equipe que compõe a escola, deve criar um meio educacional adaptado às condições locais do aluno dentro e fora da escola. Isto favorece o envolvimento escola-aluno, promovendo um relacionamento capaz de ocasionar a identificação de ambas as partes, não somente no campo intelectual, mas também em reflexões sobre nós mesmos como seres humanos. Mediante a isso, procurou-se nesse estudo, apresentar alguns dos muitos estudos e pesquisas que evidenciaram a importância do currículo como fator indispensável para o bom desenvolvimento da criança no processo educacional.