Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO COMO NORTEADOR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: CURRÍCULO, CONHECIMENTO, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7542
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1307
    "inscrito_id" => 32757
    "titulo" => "O CURRÍCULO COMO NORTEADOR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O currículo precisa refletir as necessidades e as exigências da vida social, concentrar-se na produção do saber e no desenvolvimento da consciência crítica e valorizar a cultura popular, a experiência e os conhecimentos prévios dos alunos e o saber do senso comum como base para a construção social do conhecimento, ou seja, a aprendizagem (Andrade, 2003). Neste prisma, não é difícil encontrar-se um relativo conjunto de opiniões a respeito da crítica situação educacional brasileira. Uma educação que continua distante daquilo que realmente se pretende formar: um cidadão que atue e transforme o mundo em que vive. Para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos diferentes conteúdos com os quais a criança se defronta, é preciso uma organização do trabalho educativo que reflita as suas necessidades, para que esta experimente isso na escola e saiba lidar com diversas situações. Deve fazer parte do currículo escolar não só a aproximação do aluno à escola, mas também da sua própria vida. Para tal pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como fundamentação teórica. Ao final, concluiu-se que, o professor, bem como toda a equipe que compõe a escola, deve criar um meio educacional adaptado às condições locais do aluno dentro e fora da escola. Isto favorece o envolvimento escola-aluno, promovendo um relacionamento capaz de ocasionar a identificação de ambas as partes, não somente no campo intelectual, mas também em reflexões sobre nós mesmos como seres humanos. Mediante a isso, procurou-se nesse estudo, apresentar alguns dos muitos estudos e pesquisas que evidenciaram a importância do currículo como fator indispensável para o bom desenvolvimento da criança no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, CONHECIMENTO, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_21_49_idinscrito_32757_c2a6fa8c2cef2ca39041c28ca391c4dc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYANE FERREIRA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MAYANE FARIAS"
    "autor_email" => "mayanefarias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7542
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1307
    "inscrito_id" => 32757
    "titulo" => "O CURRÍCULO COMO NORTEADOR DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "O currículo precisa refletir as necessidades e as exigências da vida social, concentrar-se na produção do saber e no desenvolvimento da consciência crítica e valorizar a cultura popular, a experiência e os conhecimentos prévios dos alunos e o saber do senso comum como base para a construção social do conhecimento, ou seja, a aprendizagem (Andrade, 2003). Neste prisma, não é difícil encontrar-se um relativo conjunto de opiniões a respeito da crítica situação educacional brasileira. Uma educação que continua distante daquilo que realmente se pretende formar: um cidadão que atue e transforme o mundo em que vive. Para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos diferentes conteúdos com os quais a criança se defronta, é preciso uma organização do trabalho educativo que reflita as suas necessidades, para que esta experimente isso na escola e saiba lidar com diversas situações. Deve fazer parte do currículo escolar não só a aproximação do aluno à escola, mas também da sua própria vida. Para tal pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como fundamentação teórica. Ao final, concluiu-se que, o professor, bem como toda a equipe que compõe a escola, deve criar um meio educacional adaptado às condições locais do aluno dentro e fora da escola. Isto favorece o envolvimento escola-aluno, promovendo um relacionamento capaz de ocasionar a identificação de ambas as partes, não somente no campo intelectual, mas também em reflexões sobre nós mesmos como seres humanos. Mediante a isso, procurou-se nesse estudo, apresentar alguns dos muitos estudos e pesquisas que evidenciaram a importância do currículo como fator indispensável para o bom desenvolvimento da criança no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, CONHECIMENTO, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_12_08_2014_14_21_49_idinscrito_32757_c2a6fa8c2cef2ca39041c28ca391c4dc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYANE FERREIRA DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "MAYANE FARIAS"
    "autor_email" => "mayanefarias@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O currículo precisa refletir as necessidades e as exigências da vida social, concentrar-se na produção do saber e no desenvolvimento da consciência crítica e valorizar a cultura popular, a experiência e os conhecimentos prévios dos alunos e o saber do senso comum como base para a construção social do conhecimento, ou seja, a aprendizagem (Andrade, 2003). Neste prisma, não é difícil encontrar-se um relativo conjunto de opiniões a respeito da crítica situação educacional brasileira. Uma educação que continua distante daquilo que realmente se pretende formar: um cidadão que atue e transforme o mundo em que vive. Para o desenvolvimento da capacidade de compreensão dos diferentes conteúdos com os quais a criança se defronta, é preciso uma organização do trabalho educativo que reflita as suas necessidades, para que esta experimente isso na escola e saiba lidar com diversas situações. Deve fazer parte do currículo escolar não só a aproximação do aluno à escola, mas também da sua própria vida. Para tal pesquisa, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental como fundamentação teórica. Ao final, concluiu-se que, o professor, bem como toda a equipe que compõe a escola, deve criar um meio educacional adaptado às condições locais do aluno dentro e fora da escola. Isto favorece o envolvimento escola-aluno, promovendo um relacionamento capaz de ocasionar a identificação de ambas as partes, não somente no campo intelectual, mas também em reflexões sobre nós mesmos como seres humanos. Mediante a isso, procurou-se nesse estudo, apresentar alguns dos muitos estudos e pesquisas que evidenciaram a importância do currículo como fator indispensável para o bom desenvolvimento da criança no processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.