A nova forma de organização, advinda do sistema capitalista, o qual tem afetado significativamente a sociedade em todas as suas esferas, principalmente o mercado de trabalho que vem exigindo mudanças tanto na perspectiva profissional quanto social e educacional, instigando a novas políticas de formações para atender a esse novo sistema, e exigindo um novo perfil de profissional capacitado para lidar com essas novas mudanças nas relações, uma vez que tem sido posto o surgimento de nova(s) identidade(s). O sistema educacional tem acompanhado as mudanças de modo significativo, para que possa contribuir na formação da identidade no âmbito pessoal, social e educacional. Neste sentido, entra o profissional de educação, com o desafio de responder as demandas que o contexto social postas, bem como possibilitar transformações, a partir, da formação de educadores(as) que vão atuar, nos espaços formais e informais, onde durante o processo de formação, vão (des)construindo identidade(s), afim de contribuir para a formação de uma nova identidade(s) em seus educandos(as) que possam corresponder as novas expectativas advindas das transformações sócio-histórica e cultural, pré-estabelecidas como padrões. Nesse contexto o presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais da investigação acerca da formação da identidade do pedagogo (a), apartir das concepções de identidade dos(as) docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, a fim de promover uma reflexão acerca da (des)construção da(s) identidade(s) do (a) pedagogo(a), que pode interferir de forma positiva nesses sujeitos e no meio ambiente o qual que está inserido, para que suas atitudes possam promover mudanças de paradigma. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória que está sendo desenvolvido na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), sede Recife, com os(as) docentes que lecionam no curso de Licenciatura em Pedagogia. Foram utilizados para fins de coleta de dados entrevista semiestruturada, a partir de registro audiovisual através das falas coletadas. Diante dessa pesquisa, os resultados parciais analisados proporcionaram a identificar elementos que permeiam nas concepções de identidade trazidas pelos(as) docentes, que dão subsídios para inferirmos de como estão contribuindo para a formação da identidade(s) do(a) pedagogo(a). Elementos esses que podem influência na formação da identidade profissional no âmbito pessoal (autobiográfico), como também no âmbito social, a partir do contato com a diversidade, advinda do processo coletivo.