VILAR, Maria Juliana Leopoldino. Estágio supervisionado: planejar para intervir. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7259>. Acesso em: 28/12/2024 06:07
No ensino superior a disciplina de estágio supervisionado é uma oportunidade para os graduandos ter o primeiro contato com a escola como futuros profissionais, para tanto é preciso estar preparado para assumir atividades no cotidiano escolar e o planejamento nesse processo surge como fator importante para vivenciar a prática de forma mais segura. Este artigo tem como objetivo analisar o quesito planejamento nas atividades desenvolvidas pelos estagiários. Como método de pesquisa foi adotado um estudo qualitativo, de cunho etnográfico utilizando-se de analise de relatórios e observação da prática pedagógica. Percebe-se que é um desafio para todos os sujeitos envolvidos fazer acontecer algo de significativo no estágio supervisionado, para que o planejamento aconteça cada sujeito - universidade, estagiário e escola - tem que elaborar um plano de trabalho de forma colaborativa de maneira que favoreça a formação inicial e continuada de professores como também um ensino de qualidade na educação básica.