Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MAPAS SAEM DO ARMÁRIO E VÃO PARA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO CARIRI PARAIBANO

Palavra-chaves: ESCOLAS DO CAMPO, MAPAS, ENSINO DE GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “Exposição Itinerante de Mapas nas Escolas do Campo do Cariri Paraibano”, do qual, teve por objetivo mostrar a importância da utilização dos mapas nas aulas de Geografia e História, através da exposição de mapas geográficos e históricos do acervo do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) para os alunos das escolas conveniadas com o subprojeto. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Desta forma, no primeiro momento (Universidade) foi realizado um levantamento bibliográfico em livros e artigos pesquisados nas bibliotecas da UFCG/CDSA. Em seguida, foram iniciadas as leituras e discussões de textos dos seguintes autores: Almeida (2009); Pontuschka (2009); Martinelli (2011) e Castrogiovanni (2004). Esses autores possibilitaram os bolsistas a compreenderem a importância da leitura e interpretações de mapas geográficos e históricos. De forma conjunta, foi realizada uma oficina, analisando os mapas disponíveis no CDSA/UFCG que são utilizados nas aulas de cartografia do curso de Licenciatura em Educação do Campo. No segundo momento (contexto escolar), foi realizada a exposição itinerante dos mapas nas escolas conveniadas com o subprojeto. Essa ação possibilitou a construção coletiva dos conhecimentos interdisciplinar (História e Geografia), no intuito de superar a pouca utilização dos mapas como recurso metodológico nas salas de aula nas disciplinas citadas. Visto que, este recurso é de suma importância para conhecermos as representações geográficas e históricas do presente e do passado do espaço geográfico.

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